Instituto Sorridents e Amigos do Bem realizam mutirão odontológico no sertão de Pernambuco

Municípios de Inajá e Catimbau recebem dez pontos de atendimento e esperam atender 3 mil pessoas nos seis dias da ação

De 23 a 28 de setembro, as unidades dos Amigos do Bem de Inajá e Catimbau, localizadas no sertão de Pernambuco, receberão um mutirão de procedimentos odontológicos gratuitos. A ação faz parte da parceria entre a instituição e o programa Missão Sorridents no Sertão, realizado pelo Instituto Sorridents, braço social da rede de clínicas odontológicas.

Esta ação visa potencializar o trabalho de prevenção já realizado pelos Amigos do Bem, que atuam no sertão nordestino há mais de 20 anos. “Nossos projetos atendem a 115 povoados com cerca de 60 mil pessoas. Por meio desta parceria, a população já regularmente atendida pelos Amigos do Bem, receberá um tratamento complementar”, conta Alceu Caldeira, Coordenador Geral dos Amigos do Bem.

Durante os seis dias, cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas. Após avaliação in loco, poderão passar por procedimentos como restauração, extração, limpeza e até aquisição de uma prótese dentária. “Teremos 16 dentistas da rede Sorridents à disposição da população. Serão dez pontos de atendimento totalmente equipados, incluindo os três consultórios dos centros de atendimento dos Amigos do Bem e outras três clínicas que serão instaladas em um caminhão cedido pela Truckvan, empresa provedora de soluções sobre rodas e parceira do projeto”, explica Claudio Tieghi, diretor do Instituto Sorridents. “A unidade móvel tem capacidade para atender mais de 1000 pessoas”, completa Claudio.

Enquanto aguardam para serem atendidos, os moradores assistirão a vídeos educativos sobre saúde bucal e receberão kits de escovação cedidos pela empresa Dental Speed, que também colaborou com a doação de materiais odontológicos para os atendimentos. Serão atendidos os moradores locais e a população dos povoados no entorno, de acordo com sua ordem de chegada. “Ações como essa corroboram a missão da Sorridents de democratizar o acesso do brasileiro aos tratamentos odontológicos. Nada é mais gratificante do que ver uma pessoa sorrindo sem constrangimento por ter os dentes em perfeito estado”, comenta Dra. Carla Sarni, fundadora do Grupo Sorridents.

O investimento do Grupo Sorridents e dos parceiros Dental Speed e TruckVan na ação, até o momento, está girando em torno de R$ 484.000,00.

A Sorridents foi fundada em 1995 no bairro de Vila Císper, zona leste da capital paulista, pela dentista Carla Renata Sarni. Hoje, a rede é considerada a maior franqueadora de clínicas odontológicas da América Latina e a mais premiada do segmento, além de ser case de estudo na universidade mais importante do mundo, a Harvard Business School, nos EUA.

O foco voltado para ações sociais é uma das marcas da rede no Brasil, e foi daí que surgiu o projeto Instituto Sorridents. A instituição leva atendimento odontológico para crianças, adultos e idosos em bairros carentes de todo o País por meio de unidades móveis que realizam avaliações gratuitas com equipamentos de última geração.   

Em 2016, o Instituto Sorridents beneficiou mais de 65 mil pessoas por meio de palestras, pré-avaliações de saúde bucal, orientações individualizadas na unidade móvel (totalmente adaptada a um consultório odontológico) e ações de escovação assistida.

A associação conta com a chancela da instituição britânica ACFF (Aliança para um Futuro Livre de Cárie) para mensurar o nível de saúde bucal das pessoas que são beneficiadas pelas ações do Instituto Sorridents.

Sobre os Amigos do Bem

A Instituição Amigos do Bem atua em 115 povoados com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil por meio de ações que promovem o acesso à educação, alimentação, saúde e infraestrutura e a geração de emprego e renda. Com a colaboração de mais de 8 mil voluntários, 60 mil pessoas são atendidas todos os meses, dentre as quais, 10 mil crianças e jovens, que têm acesso à educação regular e a cursos profissionalizantes em quatro Centros de Transformação construídos e mantidos pela Instituição

Os Amigos do Bem já construíram quatro Cidades do Bem que atualmente abrigam milhares de pessoas com completa infraestrutura: casas com saneamento básico e eletricidade, acesso à água, consultórios médicos e odontológicos, farmácias, mercearias, padarias, hortas comunitárias, entre outros. Mais de 750 postos de trabalho já foram gerados, beneficiando diretamente a 4.500 pessoas que trabalham em plantações de caju e pimenta e em oficinas de artesanato e costura. Mais informações: www.amigosdobem.org.