Inflação e setor de franchising em 2015

A seguir, a segunda parte de nossa conversa com Marcus Rizzo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF), além de escritor, professor em grandes universidades do Brasil e do exterior e sócio da consultoria Rizzo Franchise.

A Rizzo Franchise atua há mais de 20 anos no mercado e sua especialidade é a estruturação de organizações franqueadoras e suas redes de franquias, tendo formatado redes nacionais e internacionais do segmento.

Além disso, a empresa promove pesquisas, cursos e seminários especializados e publicações que ajudam franqueados e franqueadores na superação dos desafios do mercado de franchising.

Mapa das Franquias – Diante da situação econômica atual, como deve ficar o setor de franquias de vestuário em 2015?

Rizzo – Este é um setor complexo, pois é modal e, em épocas de crise econômica, tende a sofrer mais. Todo o cuidado com compras, pois não haverá espaço para coleções que não vendam e que deverão engordar a queima por liquidações que não queimam apenas produtos, mas especialmente a marca e o fluxo de caixa do franqueado.

Mapa das Franquias – Qual a previsão de desempenho os setores de cosméticos, beleza e perfumaria para 2015?

Rizzo – Continua sendo o setor que mais recebe novos franqueadores – somente no primeiro semestre de 2014 foram 16 novas marcas no mercado – e no fechamento do ano (estamos processando) deverá ultrapassar o número de 25 novas marcas em 2014.

Este setor caracteriza-se por vender produtos para franqueados (royalties sobre compras) e possui pouco envolvimento no apoio e suporte ao franqueado para vender mais com menor custo.

Veja em anexo a tabela com os dez setores de franchising que mais cresceram em 2014 e prepare-se para investir em 2015. 

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