IGA fecha contrato no Rio para inauguração da 6ª franquia cursos profissionalizantes de gastronomia

Instituto Gastronômico das Américas, maior rede internacional de escolas de gastronomia do mundo, deve inaugurar unidade em Cabo Frio em novembro deste ano

IGA, Instituto Gastronômico das Américas, maior rede internacional de escolas de gastronomia do mundo em número de alunos e unidades, acaba de fechar um novo contrato para mais uma inauguração no Rio de Janeiro, agora na cidade de Cabo Frio, que deve acontecer em novembro. Esta é a sexta escola da rede na região. Campos de Goytacases, Duque de Caxias, Niteroi, Nova Iguaçu e Barra da Tijuca já possuem franquias.

As unidades do IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos. O grande diferencial que vem atraindo cada vez mais número de alunos é a metodologia no ensino. “O mercado da gastronomia conta com escolas que, muitas vezes, destacam em suas aulas mais a teoria do que a prática. Nós ensinamos princípios por meio da experimentação e enfatizamos o momento prático para formar pessoas habilitadas e que consigam, inclusive, ter sucesso em alcançar seus objetivos na área. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chef de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades da área. Ainda, os planos de estudo são padronizados para todas as escolas, assegurando assim a qualidade educativa em cada uma das unidades IGA. Nossos cursos ainda possuem custo/benefício atrativo e compostos por material didático atualizado e de qualidade”, explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca.

Presente em sete países, o IGA é uma rede sólida, sustentável e está em pleno crescimento no Brasil. Um dos grandes diferenciais que a torna uma franqueadora da quarta geração (alta maturidade em governança corporativa) é a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades.  O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola IGA é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.

Fundada em 2001, nas cidades de Rafaela e São Francisco, Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas 103 franquias.  A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com 33 unidades em operação em 12 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e EUA. Em 2016, registrou receita mundial superior a 57 milhões de reais e têm previsão de crescer 20% até o final deste ano. No Brasil, tem a meta de fechar cerca de dez contratos ainda este ano.