História de Rogério Gabriel, fundador e CEO da MoveEdu, ganha livro exclusivo

Obra conta detalhes da trajetória do empresário do segmento educacional para inspirar e fomentar jovens empreendedores

O empreendedorismo é uma jornada que vai além do status quo. Trata-se de um processo cheio de altos e baixos, que exige persistência, estudo e paixão, além de capacidade para se reinventar e surpreender o mercado e o público alvo.

É assim a história de Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu, que acaba de ganhar um livro exclusivo.Da editora Portfolio-Penguin, “Do Chão ao Topo” se debruça sobre a trajetória do empreendedor que hoje comanda a maior rede de escolas profissionalizantes do mundo. A obra foi lançada no dia 26/10 (quinta-feira), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Além de apresentar detalhes sobre cada uma das decisões tomadas por Rogério Gabriel desde o início de sua vida acadêmica, o livro escrito por ele e pelo jornalista Joaquim Castanheira também traz histórias de erros, acertos e segredos sobre o mercado. “Escrevemos um livro para impactar empreendedores, executivos e jovens que sonham montar sua própria empresa, ou seja, os apaixonados pelo mundo dos negócios”, comenta o empresário.

A história de Rogério Gabriel começou muito antes da MoveEdu. Aos 25 anos e recém-graduado no curso de Ciência da Matemática e Computação, decidiu abrir sua própria empresa – um varejo de tecnologia, chegando a estar entre a 100 maiores e melhores empresas do setor. Entretanto, viu seu negócio ir ao chão e sofreu um prejuízo de R$ 10 milhões. “Nosso produto virou commodity, mudou de canal e por falta de regras básicas de governança, perdi tudo que eu tinha”, comenta o empresário. “Conto detalhes nesse livro, inclusive de como fiz para me reerguer, para que o leitor não cometa os mesmos erros”, completa.

Na trajetória da volta por cima, nasceu a Prepara Cursos, primeira marca do Grupo Prepara. “Nesse momento, passei a conduzir um negócio que poderia mudar vidas. Desde então, tenho perseguido um mesmo objetivo – levar ensino de qualidade para o maior número de pessoas e usar a educação para transformar o Brasil”, completa.

Pensando nisso, anos depois, o Grupo decidiu ampliar seu portfólio e criou duas novas marcas: Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar para alunos do Ensino Fundamental, e English Talk, escola de inglês para jovens e adultos. Em 2015, em mais um movimento ousado, Rogério trouxe ao Brasil a Pingu’s English, escola britânica de inglês para crianças de dois a dez anos.

Sempre com a veia empreendedora falando mais alto, neste ano, Rogério Gabriel adquiriu ainda as escolas Microlins, People e SOS, movimento que posicionou o grupo como MoveEdu e transformou o executivo em responsável pela maior rede de cursos profissionalizantes do mundo. “No livro, damos detalhes da negociação, que nos fez dobrar de tamanho e alcançar um faturamento de R$ 600 milhões”, conta.

Em 2014, a trajetória de Rogério Gabriel já foi contada no livro “Vai que Dá!”, lançado pela Endeavor Brasil, que selecionou casos de dez grandes empreendedores de alto impacto no Brasil. Reafirmando o compromisso com o empreendedorismo no Brasil, 100% dos lucros da nova obra, “Do Chão ao Topo”, serão revertidos para a Endeavor.