Grupo Prepara – Uma história de sucesso no setor de educação

O curso profissionalizante vem se consolidando cada vez mais como uma ferramenta eficaz de inclusão do jovem no mercado de trabalho brasileiro. Com a demanda crescente por profissionais qualificados e especializados, saem na frente aqueles que estão preparados para exercer uma atividade profissional, mesmo sem ter concluído uma universidade.

E o Grupo Prepara, que atua há dez anos no setor educacional, foi um dos primeiros a vislumbrar a oportunidade de desenvolver cursos profissionalizantes de qualidade, a um preço justo e inclusivo, voltado, principalmente, para jovens entre 16 a 21 anos, em busca do primeiro emprego. “Há cerca de duas décadas, com a consolidação da nossa economia e a contínua criação de novos postos de trabalho, cada vez mais buscar mão de obra qualificada passou a ser um desafio para as empresas. Nesse sentido, havia uma grande lacuna relacionada à oferta de bons cursos profissionalizantes, capazes de formar rapidamente este indivíduo”, conta Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara. “Além disso, com o aumento do poder aquisitivo das classes emergentes, estudar se tornou uma das prioridades, pois é um caminho reconhecidamente capaz de levar a pessoa a conquistar os seus sonhos pessoais e profissionais. Neste cenário, o curso profissionalizante é a porta de entrada para a realização destes anseios”, esclarece.

Segundo Gabriel, a marca pioneira do Grupo, lançada em 2004, foi a Prepara Cursos, hoje considerada a maior rede de franquias de cursos profissionalizantes do país. No início, os primeiros programas eram apenas voltados à tecnologia e informática. “Até os dias atuais, os cursos de tecnologia são os mais procurados, porém, além de informática, no momento oferecemos um portfólio diversificado, que contempla mais de 80 cursos em diversas áreas como Indústria e Energia, Administração e Negócios, Preparatórios, Carreiras Bilíngues, Áreas de Saúde e Inglês. Em nossa história já formamos mais de um milhão de alunos”, conta.

Após dois anos da existência e sucesso marca, o executivo decidiu expandir os negócios e optou pelo sistema de franquias. Os primeiros franqueados foram seis funcionários que acreditaram no sonho do empreendedor e investiram as suas economias para abrir escolas da rede. “Hoje a Prepara Cursos conta com mais 600 franquias distribuídas em 400 municípios de território nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a melhor franquia do Brasil. Em 2013, a Prepara Cursos recebeu o Selo de Excelência em Franchising e o prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro”, comemora Gabriel.

Com um conceito de metodologia inovadora, capaz de competir em um mercado com grandes players, os cursos têm um formato de ensino individualizado, que utiliza tecnologia para agregar ao aprendizado, o que era muito pouco explorado até então.

Aliado a rede Prepara Cursos, em 2010 surge o “Programa Mais Empregos”. Com caráter social, o programa consiste em encaminhar, gratuitamente, jovens de 14 a 18 anos ao primeiro emprego. “Nas próprias franquias da rede são realizados regularmente os ‘Mutirões do Emprego’, em que profissionais de recursos humanos recrutam candidatos para oportunidades profissionais”, explica o executivo. Desde o seu lançamento, o programa já encaminhou 130 mil jovens para o mercado de trabalho e mais de 30 mil vagas encontram-se disponíveis no portal www.programamaisempregos.com.br.

Em 2012 o Grupo lançou a sua segunda marca: a Ensina Mais. Com a utilização de uma metodologia diferenciada, o Ensina Mais oferece complemento escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês para crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II. Atualmente a rede já possui mais de 200 franqueados em todo o país.

O Grupo, que faturou R$ 290 milhões em 2014, e conta com mais de 800 franqueados, entre as duas marcas em operação, prevê, para 2015, um crescimento 20% em seu faturamento. “Estamos trabalhando agora na expansão de mais uma marca, a recém lançada English Talk. Esperamos a inauguração de 50 franquias somente este ano”, informa Gabriel. A English Talk desponta para o mercado com uma grande oportunidade para quem deseja falar de forma fluente um segundo idioma e que, pela correria do dia-a-dia, não consegue se dedicar aos estudos. “Esta marca também possui em seu DNA utilizar de recursos tecnológicos para agregar no aprendizado dos alunos, com aulas interativas e adaptativas pela internet, somadas a aulas de conversação presenciais e mais a utilização de gamificação e recursos mobile, a fim de aumentar o contato do aluno com o idioma”, destaca.

E, em fevereiro de 2015, também foi lançada a quarta marca do Grupo. Em parceria com a Linguaphone Group, a PINGU’S oferecerá inglês a crianças de 3 a 8 anos. O curso traz um método inovador, baseado na facilidade de aprendizagem observada na primeira infância, momento em que as crianças desenvolvem a confiança da fala, escrita, leitura e escuta do idioma. A PINGU’S já está presente na Ásia, Europa, América do Sul e do Oriente Médio.

E as metas são bastante audaciosas. “Em 2020, seremos, certamente, um grupo educacional com marcas admiradas por todos, com o triplo de alunos em relação a 2015 e o maior de índice de satisfação do mercado, tanto de nossos alunos quanto de nossos franqueados e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País”, contemporiza Gabriel.

Sobre o Grupo Prepara
O Grupo Prepara detém a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, a Prepara Cursos, com mais de 600 unidades espalhadas pelo país. Com 10 anos de atuação, a Prepara Cursos conta com mais de 200 mil alunos ativos, já tendo formado e encaminhado milhares de profissionais para o mercado de trabalho, por meio do Programa Mais Empregos.

A Prepara Cursos é uma marca premiada no mercado nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a melhor franquia do Brasil. Em 2013, a Prepara Cursos recebeu o Selo de Excelência em Franchising e o prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro.

O Grupo Prepara também detém as marcas Ensina Mais, hoje uma referência em complemento escolar de Português e Matemática no Brasil, e a recém-lançada English Talk. O Grupo Prepara tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é baseada em aulas 100% digitais e ensino individualizado, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo. Assim, ele fica motivado a aprender cada vez mais, adquirindo confiança em si mesmo, além de independência para seguir para novos níveis do conhecimento.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!