Grupo de ensino MoveEdu compra plataforma Prospere ITB

A MoveEdu, maior rede de franquias no segmento de educação profissional do país, vem acompanhando de perto as tendências no setor da educação e faz, agora, um novo e importante movimento: a aquisição da Prospere ITB, maior empresa de Educação à Distância (EAD) já desenvolvida no Brasil e testada por mais de 300 mil alunos.

Significa a entrada da MoveEdu nos mercados de Educação Profissional Técnica, Ensino Médio, EJA (Educação para Jovens e Adultos), cursos de aperfeiçoamento, menor aprendiz e amplia a grade de cursos livres. De partida, já serão disponibilizados 15 novos cursos técnicos e 200 cursos de qualificação via EAD.

Com a negociação, o grupo dá mais um grande passo em seu processo de expansão iniciado em 2017 com a aquisição de três marcas do Grupo Pearson (Microlins, SOS e People) – que somadas a Prepara Cursos, Ensina Mais Turma da Mônica, Pingu’s English e English Talk, registram 1.200 unidades em todas as regiões brasileiras – e passa a contar, a partir de 2019, com uma gama ainda mais ampla de cursos livres e técnicos. A expectativa é que a empresa registre crescimento de 25% no próximo ano.

“A Prospere ITB é um dos maiores portais de cursos livres e técnicos do Brasil, de extrema qualidade, testado por mais de 300 mil alunos via MEC ao longo dos últimos cinco anos, e que atende perfeitamente a um desejo de nossos alunos e de nossas franquias”, contextualiza Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu. “Reforça a nossa plataforma de educação e nossa missão de transformar a vida de nossos alunos”.

O segmento de cursos técnicos, por sinal, tem um alto potencial de crescimento no país quando comparado com a sua presença em países desenvolvidos. “Menos de 10% dos jovens e adultos brasileiros, hoje, tem acesso à educação profissional técnica de nível médio, volume muito baixo quando comparado, por exemplo, com Portugal (39%), Alemanha (52%) e Áustria (77%). E um dos principais fatores impeditivos apontado é a falta de tempo. “Vamos levar o EAD de qualidade para esse público.”

Para os franqueados, é a oportunidade de, além de oferecer cursos livres, atuar como polos de educação, uma vez que os cursos técnicos à distância demandam que 30% da carga horária correspondam a aulas presenciais. Também representa a possibilidade de ingressar no ensino médio por conta do quinto eixo da educação, o profissional, que, a partir de 2020, passa a ser parte do currículo escolar nacional. A Prospere ITB já tem uma metodologia própria pronta e aprovada pelo MEC.

Segundo Rogério Gabriel, há uma tendência de trilha na educação, com o curso livre é crédito para o curso técnico que, por sua vez, é crédito para o tecnólogo, que é crédito para a graduação. “Ou seja, cada um pode montar uma trilha de acordo com os seus objetivos e a MoveEdu passa a ter uma plataforma que possibilita tudo isso”, completa.