Grupo Alento apresenta novidades na 12° edição da ABF Expo RJ

Publicado em 14/09/2018 por Imprensa

Faturamento do setor de franchising cresce e atrai novas franquias

Com o reaquecimento econômico, negócios já consolidados apostam no setor de franquias como uma oportunidade de expansão. Com boas expectativas para quem deseja empreender, os dados são animadores: no primeiro trimestre de 2018, o faturamento do setor cresceu 5,1%, o que é equivalente a R$38, 762 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7%, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Apostando no cenário favorável, o Grupo Alento, detentor das marcas Billy The Grill (rede de restaurantes que tem como diferencial as carnes servidas em pedra sabão) e Vizinhando (rede de bares especializada em espetos artesanais e petiscos), que já conta com mais de 50 lojas em operação entre RJ e SP, participa da 12° Expo Franchising ABF Rio 2018, um dos 10 maiores eventos de franquias do mundo, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro no Rio Centro, na Barra da Tijuca.

O Vizinhando investe no rebranding da marca, que passa a se chamar Vizinhando - Botecagem de Raiz. O projeto de arquitetura foi assinado por Thiago Reis, arquiteto e fundador da Barbearia do Zé e ganhou características de bares bem tradicionais, onde os clientes podem juntar a mesa com o amigo ao lado, ao bom estilo "vizinho", com ares de nostalgia (ladrilhos, mobiliário típico, elementos de resgate do clássico boteco - balança, baleiro, papel de embrulho, petiscos típicos no balcão de vidro), a churrasqueira na varanda e a TV para assistir os jogos com os tradicionais espetinhos).

A rede aposta no formato diferenciado da marca, com investimento inicial mais baixo e taxa de franquia menor, que foi especialmente desenvolvido para atrair um novo perfil de franqueadores, oferecendo um modelos mais “enxuto”. A franquia, mais acessível financeiramente, oferece além de estrutura, lojas, cardápio e custos reduzidos, também a possibilidade de optar por pontos comerciais com espaços e custos de ocupação menor. Para a marca, o investimento inicial fica a partir de R$ 280 mil, e a taxa de franquia a partir de R$ 40 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses. A rede já vende, por ano,  mais de 180 mil espetos, mais de 300 mil chopps e mais de 500 mil clientes atendidos nas lojas. Entre os novos endereços no RJ previstos para inauguração estão o Shopping Nova América, Vista Alegre (Zona Norte), Ipanema e Caxias.

Já no Billy The Grill, a mudança começa pela nova logo: passa a se chamar Billy The Grill - A Casa de churrasco na pedra, que aposta também em nova identidade visual, preservando o DNA da marca, mas repaginando elementos que se aproximam ainda mais dos clientes. O novo projeto reforça de forma mais realista o conceito de velho oeste no ambiente e menu, que trazem a atmosfera de “confort food - com uso de madeira rústica, papel antigo, cactos e ripas de caixote, além de paredes vivas (artificiais) que remetem ao frescor da comida feita na hora. Entre os novos endereços previstos no RJ previstos para inauguração estão Puc (Gávea), Novo Leblon - Barra, Shopping do Méier e Nova Iguaçu.

O investimento na marca fica a partir de R$450 mil, com a média de faturamento mensal de R$135 mil, com um retorno de investimento de 24 a 36 meses. A rede de restaurantes traz o conceito de comida caseira, tipicamente brasileira, em formato fast-food, que tem como atuação principal as praças de alimentação em shopping centers. Especializada em carnes selecionadas, a marca se destaca pelo grande diferencial de servi-las sobre pedra sabão aquecida. A franquia é referência em refeições saborosas, servidas com agilidade, atendendo principalmente ao público familiar e àqueles que optam pela alimentação fora do lar. Por ano, são vendidos mais de 300 mil churrasco na pedra, mais de 1 milhão de pratos e mais de 130 mil clientes atendidos.

- “Mudamos conceitos e investimos em lançamentos. Vamos abrir oito novas casas esse ano" - conta Luiz Felipe, sócio-fundador do Grupo Alento e vice-presidente da ABF-RJ.

Uma das grandes apostas do grupo para a ABF Expo é o lançamento do Billy de Grill Delivery, novo formato de negócio da marca exclusivo para entregas. A taxa de franquia sai a R$25 mil, enquanto o investimento inicial tem a estimativa de R$155 mil. Com metragem média de 30m², a expectativa do prazo de retorno é de 20 meses.

As redes vem ganhando território em SP - em 2017, foi inaugurada a primeira loja do Billy The Grill - A casa de churrasco na pedra no Shopping Pátio Paulista. E, esse ano, foi a vez do Vizinhando - Botecagem de Raiz marcar presença na capital pela primeira vez: já em fase de inauguração, três franquias da marca estão sendo lançadas: em Vila Mariana, Campinas e Itaim Paulista. Já o Billy The Grill vai inaugurar em SP nos bairros de Taboão, Tamboré, e também em Volta Redonda.

O evento carioca também contará com palestras gratuitas para o público, uma delas comandada por Luiz Felipe, com o tema “Panorama, inovações e tendências no ramo de alimentação. Uma síntese da feira NRA Show 2018”. O setor de alimentação é um dos mais procurados no sistema de franchising. A ABF participa da NRA Show, a mais importante feira do setor de foodservice, realizada anualmente em Chicago, no McCormick Place, e compartilha as tendências, reflexões e insights desse grandioso evento, para aqueles que operam ou têm interesse em empreender no ramo de alimentação. A palestra acontecerá no dia 27, às 18h.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias de alimentação , Expo Franchising ABF Rio , Billy The Grill , Vizinhando