Franquias se destacam no primeiro trimestre e setor cresce 9,4%

Publicado em 12/05/2017 por Imprensa | Ultima Atualização em 16/05/2017

Levantamento da ABF destaca avanço dos setores de hotelaria e turismo, saúde, beleza e bem-estar e de limpeza e conservação

Com o atual cenário de retomada econômica, o setor de franquias tem se consolidado cada vez mais como opção para quem sonha em ter o próprio negócio e já apresenta sinais positivos para o ano de 2017. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a receita do segmento registrou um salto de 9,4% frente a 2016, chegando a R$ 36,9 bilhões. Nesse contexto, se destacaram alguns setores como Hotelaria e Turismo (+31%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (+17%) e Limpeza e Conservação (+16%).

Entre os exemplos de sucesso das redes de franchising que acompanharam esse movimento de crescimento do setor está a Sóbrancelhas, atuando no segmento de beleza. A rede criada pela empresária Luzia Costa, especializada em embelezamento do olhar e da face, conta com cerca de 200 unidades em operação no Brasil e na Argentina, e tem a expectativa de fechar o ano com 250 lojas e faturamento de R$ 75 milhões.

A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, a maior aceleradora de franquias do Brasil, identifica tanto potencial no setor de saúde que tem investido em três marcas diferentes: OdontoCompany, PartMed e Oralsystem.

A OdontoCompany  é a maior rede de franquias odontológicas do Brasil, com 320 unidades comercializadas, sendo 120 em implantação. Já a PartMed é uma rede de franquias de clínicas médicas que, apenas neste primeiro semestre de 2017, inaugura dez novas unidades. Com três clínicas já ativas, em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e no bairro do Jaçanã, em São Paulo, a marca tem como objetivo oferecer acesso a saúde de qualidade, se posicionando como uma alternativa aos convênios e ao atendimento público. E a recém-lançada Oralsystem chega ao mercado com o DNA do “Dentista das Estrelas”, Anderson Bernal, oferecendo tratamentos odontológicos com harmonização facial para os pacientes.

No ramo de limpeza e conservação, duas redes têm registrado desempenho bastante positivo, a JAN-PRO – especializada em limpeza e conservação de ambientes comerciais – segue com seu plano robusto de expansão para este ano, com o intuito de chegar a todas as capitais e aumentar sua carteira de clientes, que hoje conta com 980 empresas. Para 2017, a expectativa é atingir o faturamento de R$ 90 milhões e somar mais 160 franqueados, incluindo também empreendedores para atuar como master franqueados.

A Ecoville, fabricante de produtos de limpeza de Joinville, Santa Catarina, e que está no segmento de franquias há um ano, também segue um intenso plano de expansão. Para suportá-lo da melhor forma, a empresa está fazendo investimentos em novos maquinários e na ampliação de sua fábrica, considerando que, até o momento, mais de 300 unidades foram comercializadas. Os fundadores Leandro e Leonardo Castelo esperam fechar o ano com 500 lojas abertas por todo o País. Atualmente, já são cerca de 80 franquias em funcionamento e outras 240 em processo de abertura.

MULTIFRANQUEADOS

A pesquisa trimestral da ABF também apontou o fortalecimento das redes com multifranqueados. Segundo a pesquisa, no Brasil, 37% das unidades franqueadas são administradas por empreendedores com mais de um ponto. A OdontoCompany também é destaque neste sentido, já que mais da metade dos franqueados operam, ao menos, duas unidades da rede. Essa tendência também pode ser vista no setor de beleza, a Sóbrancelhas conta com 47% da rede composta por mutifranqueados. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias, Odontocompany, Sóbrancelhas, Grupo SMZTO, Jan-Pró, Ecoville, Partmed