Franquias que fazem a diferença quando o assunto é sustentabilidade

Publicado em 07/04/2015 por Bruna Santos de Souza

Empresas como Grupo Boticário, Acquazero e TRC Sustentável criaram projetos que visam melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Talvez este seja um dos momentos mais importantes para o meio ambiente, já que o assunto sustentabilidade está em pauta, muito em virtude da crise hídrica e dos desastres ambientais que acometem o Brasil e também os demais países ao redor do mundo. As empresas estão de olho e não medem esforços para auxiliar na solução do problema, como por exemplo o Grupo Boticário. Algumas, porém, já nascem com o foco sustentável, como é o caso das franquias Acquazero e TRC Sustentável.


Acquazero: lavagem sustentável de carros


Fundada em 2009, e após um ano no mercado de franquias, a rede de lavagem ecológica (lavagem a seco) de veículos nasceu com o objetivo de economizar água. Atualmente a Acquazero possuí 150 unidades, espalhadas pelo Brasil. De acordo com Marcos Mendes, diretor executivo da rede, se fazer uma média de que cada franquia lavou cerca de 10 carros por dia, no total a rede limpou 45 mil automóveis por mês. No final de 2014 foram poupados 162 milhões de litros de água. A meta para este ano é maior, pois a Acquazero pretende economizar 300 milhões de litros de água.


Perguntado sobre o porquê criar uma empresa sustentável, Mendes foi categórico: “Percebemos que desde 2009 a crise hídrica era um problema eminente. Gastar 300 litros de água potável para lavar um carro é praticamente um crime contra o meio ambiente. Pensamos no futuro da sociedade, pensamos no nosso futuro. Esse foi nosso meio de contribuir”.


Grupo Boticário: cuida da beleza e também do meio ambiente


A rede surgiu em 1977, com a criação da farmácia de manipulação O Boticário, desde então a marca passou por diferentes mudanças e há cinco anos com a criação de três unidades de negócios, também ligadas ao setor de beleza (Eudora, quem disse, Berenice? e The Beauty Box) formou-se o Grupo Boticário. Com cerca de 4 mil unidades franqueadas, a empresa se orgulha em contribuir de forma positiva na redução dos impactos ambientais. Em 2006, o Programa Reciclagem de Embalagens, foi implantado nas lojas O Boticário. O projeto tem como objetivo destinar de forma correta as embalagens dos produtos de beleza pós-consumo. Atualmente mais de 3.900 unidades possuem pontos de coleta, e isso garante a destinação adequada de vidro, plásticos, metais e papel para quem possam ser transformados e reinseridos em outros ciclos produtivos.


No ano passado, o Programa Reciclagem de Embalagens foi expandido para as lojas das outras marcas do Grupo Boticário. Malu Nunes, gerente de sustentabilidade da rede, explicou que a iniciativa é parte da estratégia de sustentabilidade, orientada até 2024 e construída a partir de três pilares: matérias-primas e embalagens, canais de venda e ecoeficiência. “Esse jeito de fazer negócios, que tem os valores do Grupo como referência e a sustentabilidade como prática, é considerado, por nós, como essencial para alcançar os resultados positivos que temos conquistado. Para o Grupo Boticário, beleza é podermos construir hoje um futuro mais sustentável e um mundo mais belo”, explicou Malu.


TRC Sustentável: preocupada em melhorar a qualidade de vida das pessoas


A TRC Sustentável nasceu em 2004, e em 2013 entrou para o ramo do franchising. É especialista no desenvolvimento de projetos sustentáveis, que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar na preservação do meio ambiente. Atualmente são 37 franqueados, em diferentes regiões do Brasil. Anderson Silva, diretor da rede, contou que em 2014 foram atendidos mais de mil clientes (residenciais, comércios, shoppings, induústrias e etc), com média de consumo de 50 mil litros de água mensais. Com a implantação do PGA (Projeto de Gestão da Água) foram economizados 30% deste consumo, ou seja, se antes eram gastos por ano 50 milhões de litros de água, no ano passado foram economizados 15 milhões de litros.


O PGA é o carro-chefe da TRC Sustentável. Uma vez implantado em um imóvel, o cliente poupa água e também dinheiro. “O principal objetivo é referente à questão do impacto ambiental. Muito se fala que nos próximos 20 anos, se não mudarmos nossos hábitos de consumo com a água, recurso primordial para nossa sobrevivência, não a teremos de forma acessível. A TRC reflete exatamente sobre isso. Estamos preocupados em mudar os hábitos de consumo das pessoas, adotando tecnologia agregada aos meios sustentáveis que o projeto oferece. Com isso, temos a certeza que estamos no caminho certo para não deixarmos que a falta de água seja o maior problema do nosso planeta nos próximos anos”, completou Silva. 


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , O Boticário , Franquias sustentáveis , Acquazero , TRC Sustentável , Crise Hídrica