Franquias: organizar a gestão logística reduz custos e padroniza a marca

Manter o padrão de qualidade em todas as unidades de uma franquia talvez seja uma das maiores dificuldades de uma franqueadora. Quando falamos em redes de alimentação, a entrega dos ingredientes, a compra dos materiais e a gestão logística podem interferir diretamente na qualidade de cada unidade da franquia. Concentrar a logística em um único operador pode ser uma maneira de padronizar e ainda reduzir custos abusivos com os fretes.

Entre os benefícios estão a facilidade de compra e organização para as unidades franqueadas e redução no tempo de recebimento de mercadorias. “Além disso, é muito mais fácil para o franqueador homologar produtos, inclusive de fornecedores sem capacidade de distribuição em âmbito nacional”, explica Caio Toledo, diretor da W Food Service.

A W Food Service é especializada em gestão logística para redes do segmento de alimentação e possui seu próprio Centro de Distribuição, localizado em Valinhos no entroncamento da Estrada Anhanguera com o anel viário José Roberto Magalhães Teixeira. “Nosso CD possui áreas separadas para a estocagem de mercadoria seca, resfriada e congelada. Os contratos são desenvolvidos com os franqueadores, que homologam os produtos e o sistema de distribuição da W Food Service combina o clássico sistema de compra e revenda com a venda direta, disponibilizando para os fornecedores ferramentas para armazenagem, captação dos pedidos e distribuição”, enfatiza Toledo.

Funciona assim: uma vez contratada, a W Food Service passa a ficar responsável por estocar e distribuir os diversos itens necessários para cada franquia. A vantagem, para o franqueador, é que todas as unidades serão abastecidas apenas com produtos homologados, garantindo o controle de qualidade. Para os franqueados, os maiores benefícios são a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos em menores quantidades, sem ter que pagar preços mais altos por isso.

“A redução de custos está diretamente ligada à consolidação do transporte que acaba gerando uma maior eficiência e também a ausência de bi-tributação em alguns modos de operação disponibilizados pela W Food Service. Apenas com isso pode-se gerar economias de mais de 20% no preço final do produto em alguns casos”, salienta Toledo.

A W Food Service está há 5 anos no mercado e nasceu da própria demanda do mercado por serviços especializados. “Em contato com alguns franqueadores, eles nos apontaram essa necessidade. Iniciamos o trabalho com uma rede de franquias da área de alimentação, como projeto piloto, e hoje atendemos a diversas marcas do setor, cada uma com sua própria gama de fornecedores, que tem seus produtos homologados pela franqueadora. Após esse processo a W Food Service assume toda a cadeia logística”, conta Toledo.

A empresa tem foco em redes, de todos os tamanhos, desde que dentro do segmento de alimentação – uma área que, por sinal, mostra-se promissora no cenário nacional. O segmento é o quarto que mais fatura com franquias no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2015, o setor cresceu sozinho 8,9%.

Sobre a W Food Service
A W Food Service é uma empresa especializada na gestão logística para redes de alimentação. Com sede em Valinhos, SP, e atuação nacional, a empresa tem como proposta otimizar a relação entre franqueados e seus diversos fornecedores. Todas as operações são realizadas online, via software exclusivo, de interface simples e de alta eficácia.

A vantagem, para o franqueador, é que todas as unidades são abastecidas apenas com produtos homologados, garantindo o controle de qualidade. Para os franqueados, os maiores benefícios são a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos em menores quantidades, sem ter que pagar preços mais altos por isso.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!