Franquias itinerantes se tornam tendência e ampliam mercado dominado pelos Food Trucks

Depois da febre dos restaurantes móveis, a onda da vez é investir em negócios itinerantes que oferecem produtos e serviços dos mais variados segmentos. Essa tendência é cada vez mais percebida no franchising brasileiro, onde o número de franquias sobre rodas só aumenta.

Segundo a consultora da Uniko – Inteligência em Franchising e Varejo, Cristiane de Paula, o franchising vive em constante inovação para atender a demanda crescente no segmento de pequenas e médias empresas. “O que mais tem se destacado é o modelo de negócio truck, que inicialmente começou com foco em alimentação, e pelo seu sucesso alcançou outros segmentos. Acredito que é um mercado próspero e tende a dar muito certo, no entanto, como em qualquer investimento, é importante analisar os prós e contras de cada rede, além de avaliar o modelo financeiro considerando o investimento inicial, faturamento, lucratividade e retorno sobre o valor investido”, ressalta.

E entre as principais vantagens desse formato, destaque para o baixo custo de investimento e o diferencial da mobilidade. Pensando em quem deseja se tornar um franqueado, selecionamos quatro modelos de trucks para lá de criativos e que estão fazendo o maior sucesso nas ruas.

Sóbrancelhas
Já pensou em cuidar da face e do olhar em um truck? A rede Sóbrancelhas inovou e oferece o modelo de negócio móvel, desenvolvido com tecnologia automatizada, transformando o baú do caminhão em uma unidade, usando apenas controle remoto. O investimento inicial é de R$ 180 mil com projeção de retorno de 18 a 24 meses e faturamento médio mensal estimado em R$ 35 mil.

Mercadão dos Óculos
Já no segmento ótico, a rede de franquia de óculos de grau e solar, Mercadão dos Óculos, passa a comercializar o “Glass Truck” – um formato inédito no setor que promete levar produtos a partir de R$ 19,90 para todo o Brasil. O modelo custa a partir de R$ 79 mil reais, com retorno do investimento de 12 a 18 meses e faturamento mensal de aproximadamente 25 mil.

Barbearia Cartola
E no setor de cuidados pessoais masculinos, a rede de franquia Barbearia Cartola, oferece serviços para homens como corte de cabelo, design da barba e bigode. O investimento inicial para investir no espaço é partir de R$ 180 mil, com retorno do investimento em 24 meses e estimativa de faturamento mensal de R$ 30 mil a R$ 50 mil.

ÚNICO Asfaltos
Até no segmento B2B tem espaço para negócios itinerantes. A ÚNICO Asfaltos tem usinas que são 20 vezes menores do que as tradicionais, e podem ser levadas para o local da obra. Assim, o produto é feito sob demanda. O serviço de usinagem é feito por franqueados que podem comprar ou alugar a usina. O investimento inicial é a partir de R$ 173 mil, e a previsão de retorno do investimento é de 8 meses, com estimativa de faturamento mensal de R$ 100 mil.

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