Franquias home-based: vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Publicado em 11/12/2015 por Rosana Fernandes

Atualmente, as franquias no formato home-based, onde é possível trabalhar em casa, vêm se tornando um dos modelos de negócio mais cobiçados, especialmente diante do cenário atual de crise, pelo qual o Brasil passa.


Isto vem ocorrendo porque elas normalmente possuem baixo custo inicial, possuem o formato de microfranquias, permitem a gestão de forma independente e podem ser abertas por pessoas que acabaram de perder o emprego e pretendem investir o valor da rescisão em um novo empreendimento.


Principais vantagens das franquias home-based


Atuar com este modelo de franquia pode render vantagens como:


Rápido Início da operação


Com os custos iniciais para abrir o negócio são muito pequenos, e não há a necessidade de procurar um ponto comercial, reformar e adequar o espaço, é possível iniciar a operação muito mais rapidamente do que quando se opta pelo modelo tradicional de franquias.


Prazo de retorno mais curto


Em comparação com modelos tradicionais de franquias e negócios de maior porte, o prazo para retorno do capital inicial para quem opta por microfranquias home-based acaba sendo reduzido.


Simplicidade na gestão


Como grande parte dos modelos destas franquias precisam de poucos ou nenhum funcionário e além disso possuem estrutura muito menor, como já foi mencionado anteriormente, a gestão burocrática tende a ser menor e por isto, muito mais simples.


Desvantagens do sistema de franquias home-based 


Apesar das boas expectativas, nem tudo é tão perfeito para quem opta por este tipo de modelo de franquia. Alguns riscos e desvantagens também estão presentes e precisam ser considerados antes de se assumir a própria unidade.


Dificuldades na gestão do trabalho


Trabalhar de forma independente, em casa, exige disciplina e a criação de uma rotina de trabalho que precisa ser respeitada. Nem todas as pessoas possuem esta habilidade para coordenar o trabalho estando em casa, por isto, analise seu próprio perfil com muito critério e cuidado.


Pouco suporte ou inexistente


Muitos franqueadores utilizam as franquias home-based para desenvolverem sua força de vendas e por terem este grande foco comercial, acabam priorizando uma formação rápida para permitir a implantação quase que imediata e após a abertura da franquia, acabam deixando o franqueado um pouco de lado.


Limitação no desenvolvimento do franqueado


Muitas franquias com este modelo possuem a organização no formato de pirâmide, onde na estrutura há o franqueador, seguido pelos master franqueados, que licenciam a marca aos franqueados individuais.


Nestes casos, os franqueados individuais, que atuam em home-based, nem sempre conseguem o desenvolvimento esperado, se mantendo no mesmo patamar e ficando frustrado pela limitação de seus resultados.


Cuidados na escolha de sua franquia para trabalhar em casa


Para fechar um bom negócio, se precavendo contra dificuldades e minimizando os riscos, antes de escolher sua franquia home based procure:



  • Analisar o plano de negócios com cuidado

  • Checar com franqueados atuais e ex-franqueados o relacionamento com franqueador

  • Verificar se a franquia possui um perfil de franqueado bem definido e claro

  • Analisar seu próprio perfil e plano de carreira que pretende alcançar

  • Verificar a experiência do franqueador e histórico da franquia


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Investir em franquias, Franquias, Franquias home based , Microfranquias, Franquias de baixo investimento, Dicas para investir em franquias