Franquia referencial no setor projeta internacionalização e chegada a Miami

O fundador da rede, Paulo Alexandre, aposta na customização como tendência global e já totaliza 80 unidades em território brasileiro

De Lisboa para o Brasil e agora para o mundo. A Arranjos Express, franquia que é referência no mercado em serviços de ajustes, customização e transformação de roupas, anuncia um plano de expansão internacional em 2018. A empresa projeta, até o fim do ano, fincar bandeira no Chile, na Costa Rica e no Uruguai, além de chegar a Miami (EUA).

Com 15 anos de existência, a rede chegou ao país em 2012 pelas mãos do empreendedor português Paulo Alexandre. Hoje, contabiliza cerca de 80 unidades em território nacional, especialmente em shoppings do eixo Sul-Sudeste, e planeja ampliar presença nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O início do processo de crescimento fora do Brasil e de Portugal se deu em janeiro, com a abertura de uma unidade em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

O faturamento de R$ 29 milhões do ano passado foi 53% superior ao de 2016, bem acima da média de 8% de crescimento do mercado geral de franquias. O resultado vem atraindo a atenção de investidores, tanto que 70% dos franqueados já têm duas ou três operações em funcionamento e nenhuma das lojas foi fechada desde a fundação. Além de realizar serviços de ajustes, customização e transformação de roupas, a Arranjos Express atua também com itens de decoração para o lar e roupas para pets.

“Estamos acompanhando uma tendência de mercado, que preconiza o consumo consciente a partir da personalização do vestuário”, ressalta Paulo Alexandre. A consultoria norte-americana Tech Cast, inclusive, estima que a customização já represente em torno de 30% do movimento de vendas do varejo mundial. No Brasil, esse mercado já acumula mais de R$ 50 bilhões de receitas.