Franquia pioneira no setor de produtos orgânicos abre a primeira loja na capital paulista

A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, franquia pioneira de empórios especializados em produtos orgânicos e itens para saúde e bem-estar, comemora a abertura de sua primeira loja na cidade de São Paulo. A unidade está instalada no Campo Belo, bairro nobre localizado na região centro-sul da cidade, que reúne um grande número de empresas e também de residências.

De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, a unidade no Campo Belo inicia operações no mês de Junho, sob o comando dos franqueados Roseli de Ogregan e Rubens Shigueaki Kunimura. A expectativa é de que o investimento de R$ 290 mil possa ser recuperado em 30 meses. “A localização é excelente, assim como o poder aquisitivo e os costumes das pessoas que vivem e trabalham na região. Acreditamos que todos esses fatores somados à expertise do franqueado na gestão do negócio possam contribuir para que haja um bom rendimento da unidade”, avalia a executiva.

A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis oferece ao consumidor mais de 6 mil itens, que fazem parte de mais de 90 marcas. Trata-se da loja com maior mix de produtos do segmento, que oferece desde os produtos integrais, sem glúten, sem açúcar, diet, light e sem lactose, orgânicos 100% certificados, cosméticos naturais e suplementos alimentares. Através do departamento de compras da franqueadora, diariamente são homologados novos fornecedores e negociações exclusivas são firmadas para a rede.

Além do mix de produtos, as lojas Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis se destacam pela realização de Feiras de Orgânicos, promovidas diariamente com produtos orgânicos frescos. “É uma ideia interessante e nossos clientes gostam muito, pois esse tipo de produto nem sempre é encontrado com tanta facilidade. Além disso, incentivamos, através da feira de orgânicos da Terra Madre, que as pessoas tenham uma alimentação livre de agrotóxicos e adubo químico, algo que faz parte da nossa missão de levar saúde à mesa das pessoas”, conta Leila, que completa: “Com a feirinha acredito ser possível resgatar muitas coisas que nos trazem saúde e que ficaram esquecidas no passado, entre elas, a convivência e o bate-papo saudável que acontece com os clientes e entre os clientes”. A feirinha de orgânicos incrementa o faturamento das lojas em 15% e foi implementada desde o primeiro dia de operação da primeira unidade da marca.

Outra iniciativa é o Cantinho da Conveniência. Trata-se de um espaço que funciona como uma lanchonete saudável, dentro do empório, onde as pessoas podem chegar a qualquer momento e apreciar quitutes saborosos e saudáveis, sejam salgados ou doces. É possível encontrar no menu salgados integrais, sem glúten e sem lactose, muffins e doces sem açúcar, além de uma ampla variedade de produtos saudáveis. De acordo com Leila Oda, são itens interessantes para saciar a fome de forma saudável e nutritiva. “São uma boa pedida para quem trabalha na região das lojas ou está só de passagem e quer fazer um lanche saudável”, avalia. Vale salientar que a marca conta com parcerias de chefs de gastronomia funcional, que validam todo o trabalho da empresa.

CRESCIMENTO POR FRANQUIAS

De acordo com Leila Oda, desde a concepção da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis existia a ideia de expansão por todo o país. A empreendedora sentia forte identificação com o modelo de franchising e, em 2015, deu início à expansão através de franquias. “A expectativa é de que tenhamos 25 unidades franqueadas em operação até o final de 2018 e 50 lojas em até 2020”, avalia Leila.

O projeto de expansão prevê o crescimento da rede em espiral, o que significa que as primeiras unidades franqueadas foram abertas no estado de Goiás, berço da marca, e entorno. Hoje, a Terra Madre já chegou aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais e Ceará e contabiliza 15 lojas em operação. Os estados em que a rede já chegou permanecem como alvos de interesse da marca, assim como Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde a Terra Madre também quer estabelecer franquias em breve. A cidade de São Paulo, onde a rede faz sua estreia, deve receber 5 unidades da marca até o ano de 2020.

O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre varia de R$ 250 mil a R$ 320 mil. Essa variação acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado acima de R$ 100 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

A franqueadora Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis conta hoje com 6 departamentos, que oferecem apoio à rede e atuam em áreas como: Financeiro, RH, Compras, Sistemas e TI, Marketing e Consultoria Comercial. Todas contam com gestores altamente qualificados, para que o suporte ao franqueado, em todos os aspectos da gestão das unidades, seja completo.

“O fato é que saúde não é modismo. É, na verdade, um movimento sem volta. A quantidade de informações disponibilizadas em todos os meios, principalmente internet, tem deixado as pessoas mais conscientes sobre o que comer e, o mais importante, o porquê disso tudo. As pessoas descobriram que gastar um pouco a mais com alimento que trarão benefícios para a saúde é uma inteligente forma de economizar no futuro com medicamentos. O mercado de saudáveis tende a crescer mais e de forma cada vez mais acelerada e o mercado de orgânicos sem dúvida vai acompanhar esse movimento”, finaliza Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.