Franquia: negócio seguro?

A Barela foi fundada há mais de 20 anos para atuar no varejo no segmento de seguro saúde para pequenas e micro empresas.

Atualmente oferece planos familiares, planos por adesão e planos empresariais a mais de 100 mil clientes. Além disso, atua com o modelo de franquias home office para quem deseja ingressar no setor sem despesas com instalações.

Conversamos com Marcelo Leite, Diretor da Barela para saber como é a relação com o franqueado e como pretendem crescer. O bate papo você confere a seguir.

Mapa das Franquias: Como surgiu a Barela e que nicho ela veio atender?

Marcelo Leite: A Barela foi fundada há mais de 20 anos e hoje é considerada a maior companhia do varejo no segmento de seguro saúde PME [pequenas e micro empresas]. A companhia também é reconhecida no mercado pela credibilidade de sua plataforma de produtos e serviços, oferecendo planos familiares, planos por adesão e planos empresariais a mais de 100 mil clientes. Além disso, ainda conta com cerca de 50 franqueados distribuídos na Capital e interior de São Paulo.

Mapa das Franquias:   Por que a opção pela franquia home office? Sendo home office, posso adquirir seguro em qualquer estado do Brasil ou só no mesmo local que o franqueado está sediado?

Marcelo Leite: O objetivo do modelo de Franquia Barela é não delimitar o território de atuação da unidade franqueada. Portanto, preparamos o franqueado para trabalhar e ampliar a sua rede de relacionamento em todo o País, comercializando planos de saúde sempre de acordo com a oferta e a característica de cada produto, em cada região.

Treinamento e comunicação

Mapa das Franquias: Como vocês treinam o franqueado? E como se comunicam com o franqueado no dia a dia? 

Marcelo Leite: A Franqueadora Barela proporciona todo suporte necessário para a  formação e capacitação de Franqueados, com mais de 100 horas de treinamento para torná-los aptos a atuar no setor de Seguros e Planos de Saúde . Além do Treinamento inicial, há constantes palestras de atualização, reuniões de planejamento, visitas técnicas e acesso gratuito a um co-working da franqueadora com acompanhamento de um gerente comercial exclusivamente dedicado para orientações sobre vendas e trocas de experiências entre franqueados.

A comunicação com o grupo é feita por meio de canais construídos exclusivamente para atender as necessidades comerciais e técnicas, com conteúdos relevantes para operação e gestão de sua unidade franqueada.

Mapa das Franquias:  Qual a relação com a It’sSeg?

Marcelo Leite: Desde 2014, a Barela faz parte da It’sSeg Company, que conta com 530 colaboradores, 25 anos de experiência e cujo portfólio de marcas administra R$ 1,8 bilhão em prêmios, na unidade do corporativo são em torno de 950 mil vidas de 850 clientes. Por meio desta plataforma, os franqueados podem contar com a estrutura necessária para atender todos os perfis de empresa, incluindo as operações em larga escala.

Mapa das Franquias:  Qual o alcance nacional da rede credenciada?

Marcelo Leite: A Franqueadora Barela atua com as principais companhias do mercado de seguros, inclusive com atendimento em rede nacional.

Mapa das Franquias: Quais são os planos de crescimento para 2018?

Marcelo Leite: O Plano de Expansão de Franquia Barela contempla 100 unidades franqueadas para o ano de 2018.