Franquia mostra que conselho de mãe antes do lanche dos filhos na escola não basta.

“Filho, não se entupa de porcarias!” Toda mãe sabe que fazer seu filho se alimentar bem é um dos maiores desafios que existem. As tentações são muitas e sempre envolvem produtos cheios de corantes, conservantes e gordura trans, com baixo valor nutricional.

Para contornar esse problema, surgiu a Snack Saudável, franquia que tem como missão oferecer lanches gostosos e saudáveis para crianças e adolescentes nas escolas onde estudam.

Fundada por Larissa Souza dos Santos, assistente social de formação, a rede de Rondônia começou numa tentativa de aprimorar a alimentação as próprias filhas da empreendedora. O que começou em casa acabou se tornando um negócio. E também uma oportunidade de ajudar outras mães aliando saúde, sabor e comodidade.  

A partir de março de 2016 os alimentos da Snack Saudável passaram a ser colocados em kits para serem entregues nas escolas pouco antes do recreio, frescos e com suas propriedades nutricionais intactas. E deu certo.

Hoje, a marca de Ji-Paraná, em Rondônia, conta com mais de 150 clientes e cresce. Os kits vão para as seis grandes escolas da cidade. Além disso, a empresa está em processo de expansão de sua marca por meio de franquia.

Para compreender melhor a missão e os planos da Snack Saudável, conversamos com Larissa Souza dos Santos, que idealizou tudo. Confira.

Mapa das Franquias: Qual é o desafio de criar lanches saudáveis para crianças em idade escolar? Como isso motivou a criação da Snack Saudável? Hoje, qual sua missão?

Larissa Souza dos Santos: O desafio é agradar o paladar das crianças e adolescentes em idade escolar, daí a necessidade de cardápio variado, nutritivo e com teor calórico balanceado. Isso motivou a criação da Snack Saudável na medida em que tive de preparar os lanches diários de minhas próprias filhas sem ter que mandar produtos industrializados para eles consumirem. A nossa missão é promover alimentos saudáveis, e na medida certa, para estudantes; auxiliar os pais no cuidado e na praticidade de prover boa alimentação aos filhos; e gerar consciência de mudança de hábitos alimentares nas escolas.

Mapa das Franquias: Houve alguma resistência por parte de escolas, pais e alunos no começo? O que as crianças consumiam antes? E do ponto de vista nutricional, o que consomem hoje e qual a vantagem?

Larissa Souza dos Santos: Na maioria das escolas as portas foram completamente abertas para nosso serviço, em outras poucas tivemos dificuldade em função de acordo financeiro que havia entre cantina e escola. Contudo, esse aparente obstáculo foi superado pelos próprios pais de alunos que demandaram a entrada da Snack Saudável na escola pelo direito de darem aos filhos os alimentos que acreditam ser mais convenientes. Geralmente, as cantinas escolares não oferecem lanches saudáveis para os alunos. Estes anteriormente consumiam frituras, crepes, achocolatados e sucos de caixinha, biscoitos recheados, iogurtes industrializados e doces com muito teor de açúcar refinado. Hoje, no kit da Snack Saudável, nossos clientes consomem lanche com média de 370 calorias correspondentes a 26% de uma alimentação diária, além de estarem sempre frescos, sem conservantes, corantes ou açúcar refinado.

Sabor e saúde

Mapa das Franquias: Como é a composição de um kit saudável e quantos são entregues por mês? Existe algum kit especial no caso de alergias ou intolerância a glúten e lactose?

Larissa Souza dos Santos: É composto por uma fruta, um suco natural e um carboidrato assado variando entre pães, bolos e salgados. Entregamos mais de 2.500 lanches por mês. Existe ainda lanche especial para alérgicos, diabéticos e intolerantes a glúten e lactose. Os lanches destes são produzidos em cozinha separada, livre de lactose, glúten e açúcar (no caso dos diabéticos). Os salgados especiais são à base de mandioca, inhame, batata doce, pães de cebola; bolos à base de 100% cacau. Os recheios de carnes ou frangos. Os queijos sem lactose.

Mapa das Franquias: Como funciona a logística da Snack Saudável? O custo de se trabalhar com alimentos sempre frescos não é elevado? E quanto à entrega? Dá pra se sempre pontual? Como?

Larissa Souza dos Santos: Os kits são entregues nas escolas antes do horário do recreio. A rotina de tralho se inicia bem cedinho para que as entregas aconteçam dentro do tempo previsto. Iniciamos as entregas pelas escolas mais distantes e depois, evidentemente, para as mais próximas. O custo não eleva tanto no produto porque é produzido sempre em grande quantidade, além de buscarmos, é claro, bons fornecedores com bons preços. Os produtos mais caros hoje estão para o público alérgico, intolerante e diabético, pois, devido à menor demanda acaba por se produzir menos influenciando assim no preço final.

Logística e recessão

Mapa das Franquias: Numa megalópole como São Paulo, por exemplo, não fica mais difícil fazer essa entrega com pontualidade, antes do recreio? Algum plano para contornar as dificuldades de cada região?

Larissa Souza dos Santos: Em cidades de grande porte existe delimitação de alcance para o franqueado, o que o permite alcançar somente a demanda que está dentro de seu raio de ação. Passando disso, o alcance fica por conta de outra unidade franqueada. O plano é iniciar bem cedo as atividades operacionais e planejar bem os horários das entregas.

Mapa das Franquias: Como é optar pelo franchising nesta época de recessão econômica? Quais as previsões de crescimento para este ano e o próximo?

Larissa Souza dos Santos: Optar pelo franchising neste momento peculiar é apostar num nicho de mercado já testado e aprovado empiricamente e com grande aceitação e sucesso. A probabilidade de se equivocar é bastante menor. Somos hoje a primeira e única franquia de lanches escolares saudáveis do Brasil. Sabemos que na modernidade se exige, por conta mesmo da necessidade, de se alimentar de forma mais consciente e nutritiva. Portanto, trata-se de uma tendência de mercado voltada para um público fantástico e especial: nossas crianças e adolescentes, nosso filhos e filhas. A previsão de crescimento para este ano é de 15 a 20 franquias.