Franquia de Pilates está vendendo saúde

Pure Pilates começou com investimento de 40 mil e hoje fatura milhões com sua rede. Saiba mais

Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates, amava esportes, mas optou por fazer faculdade de computação. Mas não foi possível fugir de sua paixão pela atividade física, e, mesmo trabalhando em um banco, ele ainda atendia alunos de pilates após o expediente.

Douglas logo notou a grande procura pela prática da atividade e viu nisso uma oportunidade de negócio. Isso em 2009.

Corta para 2018 e hoje a Pure Pilates tem mais de 30 franquias vendidas, e a expectativa é de um crescimento de 30% em 2018. Para este ano, o faturamento esperado para a rede é de 6 milhões de reais.

Um dos diferencias da franquia? Tecnologia. Para entender como essa combinação inusitada funciona na prática, conversamos com Douglas Paiva. Confira.

Mapa das Franquias: Pode nos contar um pouco mais detalhes de como tudo começou e por que a escolha do Pilates?

Douglas Paiva: Sempre gostei muito de tecnologia e esportes, e por causa disso, me formei como analista de sistemas e, mais tarde, viria a me tornar um educador físico também. Nesse período em formação na educação física, decidi fazer um curso de pilates e passei a ministrar aulas duas vezes por semana. Em contato com a modalidade de pilates, notei a grande procura pelo serviço e vi uma oportunidade de negócio. Foi quando peguei minhas economias e montei um estúdio próprio. Assim nascia a Pure Pilates em 2009, com um investimento inicial aportado de 40 mil reais.

Mapa das Franquias: O pilates veio mesmo pra ficar? Existe algum estudo que indique que não se trata de um modismo, mas de uma prática que veio somar ao arsenal já existente em benefício da boa forma e da saúde?

Douglas Paiva: Os estúdios de pilates viraram “febre” nos últimos anos, mas acreditamos que ainda exista muito espaço para crescer. O que faz a diferença no pilates é a orientação profissional e os serviços exclusivos. Além disso, é uma atividade que é muito recomendada pelos médicos, o que dá uma enorme credibilidade.

Tecnologia e saúde

Mapa das Franquias: Além de ser o fundador do Pure Pilates, você tem formação em computação. Qual o papel da tecnologia na operação? Como isso impacta no franqueado?

Douglas Paiva: Por ser da área de TI, sabia que a empresa  precisaria de uma boa gestão e que a organização seria fundamental para o sucesso. Criei um sistema próprio que nos ajudava muito na parte de agenda online, controle de pagamentos, controle de despesas e CRM. Esse sistema veio a ser um dos principais alicerces da empresa. O franqueado enxerga esse diferencial como algo inovador e atualizado.

Mapa das Franquias: Mas o franqueado também tem que ser fera em tecnologia para mexer no sistema? Qual o perfil ideal desse franqueado?

Douglas Paiva: Não, de forma nenhuma. Nosso sistema é super intuitivo e muito fácil de ser utilizado. Queremos alguém que acredite no sonho da Pure Pilates e enxergue a modalidade como algo que muda a vida das pessoas.

Mapa das Franquias: Como funciona o aplicativo para os alunos? É fácil de usar? Há alguma resistência? Quais os benefícios de utilizá-lo?

Douglas Paiva: O aplicativo permite que os alunos agendem suas aulas, vejam vídeos explicativos, tenham acesso a dicas nutricionais e postem fotos – que podem ser compartilhadas em suas redes sociais. O app também gera notificações quando surgir vaga em horários desejados, além de ter um programa de fidelidade com prêmios incríveis. De acordo com a participação do aluno, ele pode ganhar diversos prêmios, até mesmo desconto na mensalidade. O aplicativo está disponível no Google Play e também na App Store.

Mapa das Franquias: Atualmente há uma expectativa de crescimento de 30% em 2018. Qual a estratégia de expansão?

Douglas Paiva: Já somos 40 unidades. Pretendemos expandir para capitais e grandes cidades do sul e sudeste.