Franquia de alimentação está crescendo

A Jin Jin oferece opções de instalações com valores mais acessíveis para novos franqueados

A Jin Jin gastronomia asiática surgiu em 1992 com foco apenas na culinária japonesa. Com o surgimento da Jin Jin Wok, mais opções foram acrescentadas ao cardápio. Atualmente são mais de 70 lojas em 10 estados brasileiros. E a marca pertence ao Grupo Halipar desde 2016.

 A franquia também foi considerada uma das melhores do país, tendo recebido o selo de excelência da ABF por 12 anos consecutivos.

Para conhecer melhor a história da Jin Jin, saber mais sobre seus planos de expansão e como eles podem beneficiar seus novos franqueados, conversamos com Christiano Evers, diretor de Marketing do Grupo Halipar. Leia a seguir.

Mapa das Franquias: Conte-nos um pouco da história da Jin Jin, como ela foi formatada para franquia e de que tamanho está hoje?

Christiano Evers: Em 1992, a Jin Jin abriu sua primeira franquia ainda como culinária chinesa. Com o passar dos anos, decidiu evoluir para uma culinária mais sofisticada e abrangente, privilegiando a convivência dos clientes nos seus espaços, abrigando o conceito de gastronomia asiática. Assim surgiu a Jin Jin com mais opções em seu cardápio. Desde 2016 pertence ao Grupo Halipar, holding que concentra as marcas: Griletto, Montana Express, Jin Jin e Croasonho. Todos no segmento de alimentação.

 A rede conta com 78 lojas em operação e está em plena expansão. A expectativa é chegar ao final do ano com crescimento de 15% tanto em unidades como em faturamento. Há espaço para crescimento em todas as regiões do País.

Mapa das Franquias: Por que o franqueado deve optar pela loja ou pelo quiosque? Qual o valor por metro quadrado em cada uma dessas opções? A diferença de tamanho tem impacto no movimento, e, consequentemente, no faturamento?

Christiano Evers: O modelo de negócio quiosque foi pensando para investidores que optam por uma opção mais acessível. Para ter um Quiosque Jin Ji Sushi o investimento é a partir de R$ 200mil, enquanto em uma loja o investimento é de R$ 400mil.

Falar de faturamento é relativo a muitas variáveis. Nosso Quiosque é totalmente modular, o que permite diversas opções de locais para implantação.  

Mapa das Franquias: Quais as diferenças para o público ao ir à loja ou ao quiosque? E para o franqueado, o que muda em cada operação?

Christiano Evers: O público varia de acordo com o local onde a operação está instalada, podendo ser em shoppings, hipermercados, galerias, aeroportos. Em relação ao franqueado, o quiosque foi pensando para investidores que optam por uma opção mais acessível.

O Jin Jin é um restaurante completo. O cardápio do quiosque é restrito a comida asiática fria, por exemplo: sushis, temakes, sashimi, etc…

 Tenho perfil de franqueado?

 Mapa das Franquias: Quais as características desejáveis para um franqueado Jin Jin? Que dica você daria para ajudá-lo a se decidir pelo quiosque ou loja? Onde cada modelo funciona melhor e por quê?

Christiano Evers: O processo de seleção entre um candidato de loja ou quiosque é o mesmo.  Em geral exige, além do poder aquisitivo, que o empreendedor seja proativo, tenha afinidade com o negócio e saiba se relacionar com as pessoas, tenha capacidade de gestão e muita vontade de vestir a camisa e crescer conosco.

Ao escolher um franqueado é preciso analisar se ele se identifica com o nosso tipo de negócio. Nessa hora honestidade com si mesmo é tudo, pois muito mais do que poder aquisitivo para iniciar o negócio, é preciso afinidade e dedicação para mantê-lo.

Sobre o ponto a ser escolhido, o quiosque dentro do shopping se torna uma vitrine, por ter mais destaque do que uma loja convencional. Nas lojas tradicionais além do investimento ser mais alto em função de várias exigências relacionados à implantação, por exemplo, o franqueado tem o aumento dos custos fixos relacionados ao custo de ocupação.

Mapa das Franquias: A Jin Jin tem alguma estratégia para continuar crescendo mesmo em meio a dificuldades econômicas? Qual?

 Christiano Evers: Temos um ótimo modelo de negócio e estamos inseridos em um segmento que tende a sentir menos os efeitos da crise – alimentação. Estamos com 78 lojas em operação. Em nossa busca por novos franqueados, temos participado de eventos de franquias e temos trabalhado novas praças. Nossa expectativa é chegar ao final do ano com crescimento de 15% tanto em unidades como em faturamento. Há espaço para crescimento em todas as regiões do País. O lançamento do modelo de quiosque faz parte da estratégia para crescer em momentos como este.