Franquia cresce com os pés no chão

Afeet tem diferentes modelos de loja para atender diferentes necessidades do mercado. Saiba mais

O grupo Afeet é formado pelas marcas Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express, sendo especializado em tênis e acessórios esportivos. Seu foco é o estilo de vida dos diferentes públicos de cada marca.

Com mais de 20 anos de experiência no varejo de calçados esportivos, o Grupo Afeet se propõe a dar suporte completo ao franqueado na operação do negócio. Como? Essa é uma das perguntas que fizemos a Rodrigo Faria, gerente de expansão do Grupo Afeet.

Ele também falou dos planos para expansão e sobre como deve ser este ano atípico, marcado pela eleições presidenciais. Confira a seguir a entrevista.

Mapa das Franquias: Quais as expectativas dos franqueados Afeet e como pretendem atendê-las?

Rodrigo Faria: Ao torna-se parte do Grupo Afeet uma das principais expectativas do franqueado é que o seu negócio prospere e tenha tanto sucesso quanto as demais lojas franqueadas do Grupo. Para que o investimento se torne lucrativo e tenha consumidores fieis, disponibilizamos aos nossos franqueados, suporte para as dúvidas do dia a dia operacional.

Com esse suporte, conseguimos atender as necessidades dos investidores, o que faz com que o grupo atraia um número maior de interessados em uma das nossas marcas, tudo isso devido o profissionalismo no qual tratamos cada um de nossos franqueados.

Mapa das Franquias: Quais as diferenças entre os dois modelos quanto ao mix, tamanho de loja, custos e receitas?

Rodrigo Faria: Dado o atual cenário do mercado, procuramos uma alternativa para viabilizar a geração de novos negócios, oferecendo um modelo que, a partir de R$ 460 mil, reúne os atributos da marca Authentic Feet adaptados para todas as regiões, por meio da instalação de lojas menores, com até 60 metros quadrados, e destinadas a pontos comerciais mais populares, nas quais, com as especificidades do modelo padrão não conseguiríamos adentrar.

Mapa das Franquias: Por que investir em um modelo mais enxuto quando estamos saindo da crise?

Rodrigo Faria: Para atender a demanda dos consumidores, que procuram os produtos das grandes marcas, e aumentar a capilaridade do Grupo Affet, que é conhecido por muitos pelo seu atendimento diferenciado ao consumidor e pela parceria de negócios com os principais fornecedores como Nike, Adidas, Puma, Converse, entre tantas outras.

Eleições e expansão

Mapa das Franquias: Estamos em ano de eleição. Qual o impacto que isso poderá ter nos negócios?

Rodrigo Faria: Período de eleições sempre gera expectativas no mercado em geral, com impactos em diferentes frentes, inclusive na economia. Não temos como avaliar, nesse momento, quais serão esses impactos, mas torcemos para que seja o mais positivo possível, uma vez que expandir significa gerar empregos e este, por sua vez, depende de uma economia sólida, frente a um mercado confiante.

Mapa das Franquias: Como é acompanhada a operação dos franqueados no dia a dia? Inranet, whatsapp ou outros meios?

Rodrigo Faria: O Grupo Afeet possui uma equipe de consultores especializados e exclusivos para cada bandeira, que são responsáveis por acompanhar cada operação. Este acompanhamento é realizado em constantes visitas as lojas em operação, por contato telefônico, pelo WhatsApp e também por meio de uma intranet exclusiva de acesso aos franqueados, o Hot Feet. Por meio deste canal, são disponibilizadas informações importantes aos parceiros franqueados, avisos sobre novas campanhas das bandeiras do Grupo, novas grades de produtos, etc.

Mapa das Franquias: Quais são as novas praças onde a franquia pretende chegar e como foram escolhidas?

Rodrigo Faria: De acordo com o plano de expansão do Grupo, todas as localidades estão disponíveis para análise, mas temos como objetivo inicial as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.