Franquia canadense conquista o Brasil

Com sede na cidade de Vancouver, no Canadá, a Maple Bear Global Schools tem como objetivo declarado “despertar, em crianças e adolescentes de todo o mundo, a paixão pelo aprendizado em todas as etapas da vida”.

Por isso ela dissemina internacionalmente a reconhecida metodologia canadense de ensino.

Já são 13 países, 235 escolas no mundo e 112 escolas no Brasil. E ainda quer crescer através de franquia na América Latina: Peru, Chile, Colômbia e Argentina estão nos planos.

Confira a seguir nossa entrevista com o CEO da Maple BEar, Arno Krug.

Mapa das Franquias: Como surgiu a Maple Bear e como ela chegou ao Brasil?

Arno Krug: A Maple Bear chegou ao Brasil em 2006, com a abertura da primeira escola em Alphaville, São Paulo. Com sede na cidade de Vancouver, a Maple Bear surgiu com a missão de levar às crianças e adolescentes em todo o mundo o melhor do Ensino Canadense que, além de referência em bilinguismo, é um dos modelos educacionais mais bem-sucedidos do planeta.

A proposta educacional canadense surgiu, em particular, no final da década de 60, quando o governo do país instituiu, por meio de um ato constitucional, denominado Languages Act, que todos os órgãos do governo, nas esferas municipal, das províncias ou federal, deveriam estar preparados para prestar serviços aos cidadãos igualmente em inglês ou francês. As escolas estavam, então, diante de um novo e inusitado desafio: formar cidadãos bilíngues. A percepção de que o modelo de imersão era o mais eficaz deu origem à formatação da metodologia de ensino adotada e pela Maple Bear Global, que está presente em 16 países, com mais de 300 escolas, sendo no Brasil a operação mais bem-sucedida.

Mapa das Franquias: Existe alguma dificuldade na hora de convencer os alunos a adotar o Inglês canadense no lugar do americano ou do original da Inglaterra?

Arno Krug: É importante destacar que a Maple Bear não é uma escola de inglês, mas uma escola de educação básica bilíngue, levando ensino Infantil, Fundamental e Médio de excelência a crianças e adolescentes. A Maple Bear segue, e em muitos casos supera, todas as regulamentações e determinações do MEC, aplicando ao currículo a metodologia canadense, de reconhecida excelência e líder entre os países de língua inglesa em estudos independentes, como o PISA. Adicionalmente, o Canadá, por sua tradição de multiculturalismo e inclusão, é muito bem percebido pelo público, que reconhece no país valores e posturas relevantes no cenário global e, em particular, brasileiro.

A cultura canadense

Mapa das Franquias: Quais os benefícios fundamentais da Maple Bear para o aluno? E para um franqueado?

Arno Krug: A Maple Bear se destaca por despertar, por meio da experimentação, a paixão em crianças e adolescentes pelo aprendizado. O nosso objetivo é provocar a curiosidade e instigar os alunos a procurar as respostas às dúvidas e atividades levantadas em sala de aula. Desafiadas, eles partem para experimentação visando comprovar ou refutar hipóteses, aprendendo e compartilhando resultados com os demais colegas. Imersas em um ambiente bilíngue, as crianças começam desde cedo o contato com o inglês, aprendendo o novo idioma de forma tão natural quando a língua materna.

A Maple Bear é integralmente fundamentada nas práticas que fazem do ensino canadense tão bem-sucedido, preparando alunos para atuarem em um mundo de mudanças rápidas e frequentes, tornando-os protagonistas do próprio aprendizado. A isso, acrescenta-se o próprio conceito canadense de bilinguismo, que é especial: mais que falar um segundo idioma, o ensino busca promover o raciocínio no segundo idioma, permitindo aos alunos navegar confortavelmente entre as duas línguas.

Mapa das Franquias: Qual o perfil de alguém que abre uma escola Maple Bear? Precisa ser professor?

Arno Krug: Não é necessário, por princípio, que o investidor seja educador. No entanto, além da busca por um negócio bem-sucedido e sustentável, todos os Diretores de escolas Maple Bear compartilham o compromisso com a excelência, a paixão pelo ensino, o reconhecimento de que a educação transforma vidas, constrói o futuro e é o maior legado que podem deixar.

Mapa das Franquias: Qual o suporte dado ao franqueado? Existe alguma fiscalização periódica para manutenção do padrão de ensino com qualidade?

Arno Krug: O foco da Maple Bear é a implantação bem-sucedida da metodologia canadense, com vistas à garantia da excelência do ensino ministrado em cada sala de aula. Para tanto, damos todo o suporte na contratação do responsável acadêmico, treinamento para o responsável e para toda a equipe docente, incluindo o uso de materiais e recursos do programa, condução das aulas e atividades em disciplinas específicas e atualizações curriculares e de conteúdo.

Esse processo é fundamentado em três pilares: treinamento intenso e constante de toda a equipe acadêmica, do Diretor a cada membro do corpo docente, o desenvolvimento e aprimoramento de um programa relevante, atual e totalmente alinhado à metodologia canadense, e um amplo e detalhado processo de certificação de qualidade, que garante a correta aplicação de todas as melhores práticas canadenses em cada sala de aula.

A Maple Bear também disponibiliza recursos e canais para auxiliar as escola nos processos administrativos, tanto na etapa de implantação da escola, como ao longo da operação.

Expansão e marketing

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para o segundo semestre de 2018 e para 2019?

Arno Krug: Em pouco mais de uma década, a Maple Bear conquistou um espaço de grande destaque no Brasil. Somos hoje a maior rede de ensino bilíngue atuante no país, com 98 escolas em operação em todas as regiões brasileiras, além de outras 35 escolas em processo de implantação.

Nossa missão é ainda mais ousada: queremos levar ensino de excelência fundamentado num dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense, a cada vez mais crianças e adolescentes em toda a América Latina. Para isso, estamos focando mercados de grande potencial, como Peru, Chile, Colômbia e Argentina, onde o modelo Maple Bear, a exemplo do Brasil, será extremamente relevante.

Mapa das Franquias: As campanhas de marketing são todas nacionais ou as unidades têm liberdade para ações locais?

Arno Krug: Em termos de Marketing e Comunicação, a Maple Bear atua em ambas as frentes, com o escritório central desenvolvendo os planejamentos estratégico e de comunicação, produzindo peças e materiais e concentrando todos os grandes investimentos em mídia. A esses esforços, são adicionados recursos variados e um enxoval completo de peças e guias de orientação, que permitem à escola agir em seu entorno, e garantir a máxima cobertura junto ao público local.