Franqueadoras falam sobre os canais de comunicação que utilizam com franqueados

Estar perto do franqueado é um dos desafios – e obrigações – das franqueadoras. Mas como driblar a distância, sobretudo, num país de dimensões continentais, com custos de transporte altíssimo e tempo cada vez mais escasso? O caminho encontrado pelas redes de franquias está na Internet. Aplicativos e redes sociais vêm sendo bastante utilizados para marcar presença no dia a dia daqueles que merecem total apoio em suas operações, ainda mais em tempos tão difíceis como o atual: os franqueados.

A seguir, Água Doce Sabores do Brasil, Gênio da Locação, My Place Office, NCars e Único Asfaltos compartilham suas experiências, mostrando quais as ferramentas que mais utilizam.

Gênio da Locação: sentindo a força do Whatsapp

Na rede Gênio da Locação – composta por lojas móveis, estruturadas em um container, que oferecem locação de equipamentos para construção civil e manutenção em geral – havia dois canais bastante utilizados na comunicação com o franqueado além do e-mail e do telefone: o Skype e o SAP da rede, que registra os chamados de franqueados que devem ser atendidos em até 48 horas. Há pouco tempo, porém, o Whatsapp vem ganhando um espaço importante na comunicação. Quem justifica é o Diretor de Operações, Alexandre Rodrigues: “O franqueado vê no aplicativo uma forma de se comunicar mais dinâmica e tem nos acionado bastante desta maneira. Noto que ninguém tem tempo ou mesmo paciência para redigir e-mail, ver se há alguém online no Skype ou mesmo telefonar”.

Rodrigues ressalta que a franqueadora vem tomando o cuidado de registrar as conversas efetuadas por meio do aplicativo para que nada importante se perca em meio a tantas trocas de informação. “Além disso, sempre lembramos que é preciso saber usar o Whatsapp: nem sempre as pessoas estão disponíveis para responder imediatamente a uma solicitação já que, muitas vezes, precisamos desligar o celular numa reunião ou focar a atenção em uma atividade específica e nem todos os assuntos devem ser tratados por este meio. Para tudo há um limite”.

My Place Office: planos de rever os atuais canais

A My Place Office é uma rede de franquias jovem que atua no segmento de coworking – bastante rentável e indicado para as principais cidades do país. Atualmente, conta com 13 unidades próprias, três franquias e já tem outras quatro em fase de implantação. “Como a rede ainda é pequena, a franqueadora se comunica com a rede, basicamente, por meio do Skype e do Whatsapp”, diz o Diretor, Frederico Loriggio.

Apesar de serem eficientes, Loriggio sabe que, quando a rede crescer, será preciso repensar e readequar os canais de comunicação com os franqueados. “Com toda certeza, será uma de nossas prioridades, uma vez que manter uma boa comunicação com o franqueado é essencial para quem almeja ter uma rede forte e coesa”.

NCars: vídeos no YouTube fazem sucesso

A NCars é uma nanofranquia que oferece limpeza automotiva a seco. É uma rede que acabou de iniciar sua expansão pelo Brasil. O franqueador, Marcos Soares, vem se comunicando constantemente com sua rede por meio do Whatsapp, por conferências no Skype  e com vídeos postados no YouTube – aliás, eles vêm fazendo bastante sucesso.

“Nosso franqueado está na rua, higienizando carros. Ele não tem um escritório ou ponto comercial, portanto, usa muito o celular. Nada melhor do que usar o Whatsapp para estar sempre em contato”, explica o franqueador. “Com relação aos vídeos, é uma maneira eficiente de treinar, além de informar. Venho investindo bastante nesta produção já com bons resultados”.

Único Asfaltos: dinâmica é palavra de ordem também na comunicação

A rede Único Asfaltos – única franquia industrial no segmento de produção e comercialização de asfalto, presente no Brasil, Colômbia, República Dominicana e Estados Unidos – se caracteriza por manter contato constante e dinâmico com a rede franqueada. Por meio da sua intranet, a Central do Franqueado, a franqueadora mantém contato com a rede, disponibiliza informações imprescindíveis ao dia a dia das operações e recebe todas as solicitações.

Mantém, ainda, um grupo no Whatsapp com todos os franqueados, batizado de “Eu sou Único”, no qual há bastante troca de informações, experiências, vídeos e imagens de aplicações de naturezas diversas. Porém, é no YouTube que o franqueador Jorge Coelho gosta de compartilhar informações que considera essenciais para o desenvolvimento da rede. “Estou sempre gravando vídeos, tanto para os franqueados como para a minha equipe. Não posso estar o tempo todo perto deles, até mesmo porque, atualmente, estou morando nos Estados Unidos para acompanhar de perto a expansão da rede neste país. Acredito que, falando, consigo passar de forma mais clara o que é preciso ser feito”.

Contraponto: na Água Doce Sabores do Brasil, só canais “oficiais”

Na Água Doce Sabores do Brasil – rede composta por mais de 90 casas que oferecem, nas cinco regiões brasileiras, o melhor da gastronomia nacional – a comunicação com os franqueados é constante. Porém, o caminho escolhido dispensa aplicativos e redes socais. “Mantemos um informativo online,  enviado por email, chamado O Gole. Ele é produzido todas as vezes que precisamos comunicar algo importante”, revela o Diretor de Franquias, Julio Bertolucci. “Produzimos, ainda, o Pinga Pinga, um informativo semanal que comunica à rede o movimento da franqueadora: reuniões, eventos dos quais participamos, inserções na mídia, etc”.

A franqueadora mantém uma Intranet com a Área do Franqueado – onde informações importantes são compartilhadas. “Produzimos vídeos também, mas eles são disponibilizados na Uniaguadoce, nossa universidade corporativa”, completa Bertolucci.