Franqueador que opera loja própria entende melhor as necessidades do franqueado

Numa conversa com um franqueado, Thomas Liu, franqueador da Lig-Lig, comentava como, há 22 anos, ele mantém um bom relacionamento com os entregadores do delivery das lojas próprias de sua marca. “Eu ensino minha equipe a tratar bem os motoboys, que fazem parte de uma categoria profissional muito discriminada. Isso vai desde a hora em que eles chegam para trabalhar até o jantar oferecido para eles e o pagamento, que deve ser de qualidade e farto, e o pagamento semanal. Mantendo um bom relacionamento com a equipe de trabalho, boa parte do problema operacional do nosso negócio, que é ligada à entrega, se resolve, porque ter um trabalho digno e que valorize o profissional o mantém fidelizado”, dizia ele.

Seguindo essa linha de raciocínio, a rede Lig-Lig, com cerca de 40 lojas que comercializam pratos da culinária chinesa em salão ou pelo sistema de delivery, busca soluções simples, mas práticas, vivenciadas nas lojas próprias, para ajudar o franqueado na operação do dia a dia.

 Uma delas, por exemplo, segundo o Diretor Executivo da rede, Marco Sanches, é a inclusão de novos pratos (salgados e doces) trimestralmente no cardápio, para garantir sempre uma novidade. “É um pedido dos nossos clientes, que buscam novidades”, informa.

 A figura do consultor de negócios, que é mais que um consultor de campo, também foi criada. “Este profissional marca presença junto ao franqueado e vai além do check list ou da simples supervisão”, explica Sanches. O consultor de negócios da Lig-Lig orienta o franqueado, auxiliando-o a estabelecer estratégias para melhorar os resultados e mostrando os caminhos possíveis para o sucesso. É ele quem fala sobre o mercado, monta um plano de ação e apresenta as diretrizes para que o franqueado consiga seguir suas orientações. Além disso, a Lig-Lig estabeleceu parcerias com o Sebrae para orientar seus franqueados. A rede realiza treinamentos constantes e orienta sobre o comportamento do mercado.

 Em relação à estrutura interna, foram implantadas ferramentas de gestão mais eficientes, como o check list online – que permite um controle geral do negócio e o gerenciamento de estoque, insumos, gestão de pessoas e recursos e metas preestabelecidas. “Também são necessidades sentidas na ponta, porque a operação da loja e sua gestão precisam ser práticas. Nas lojas próprias, o pessoal pedia e o franqueador viu que isso seria bom para toda a rede”, comenta Sanches.

 Assim, operando lojas próprias, a Lig-Lig vê de perto como é o dia a dia do franqueado e consegue ajudá-lo em sua operação. É uma parceria que vai além do papel. “Operar lojas próprias é fundamental no nosso segmento. É uma maneira de sentirmos o mercado, avaliarmos o que o consumidor sente e precisa e entender o franqueado também. Não deixamos de estar na ponta e testar, em nossas lojas, produtos e novidades para, depois, implantar nas redes. É nas lojas próprias que acontecem os treinamentos e se algo tem de dar errado, que dê primeiro na loja própria, para ser consertado antes de chegar à rede franqueada. Tem funcionado assim”, finaliza Thomas Liu.

Sobre a rede Lig-Lig

 A Lig-Lig está presente em diversos endereços da cidade de São Paulo; na zona metropolitana paulista – Alphaville, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes; em Santos (SP); Campinas (SP), Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Fora do estado paulista está no Paraná (Curitiba. Foz do Iguaçu); Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Rio Grande do Norte (Natal). A empresa opera, no total, quase 40 lojas pelo sistema de franquias.

Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa, tanto em casa ou no trabalho, quanto na própria loja.

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