Franqueado da Ecoville já está em busca do segundo negócio

Jhony Freitas, 55 anos, está completando um ano como franqueado da Ecoville, indústria que comercializa diferentes itens para limpeza de casas, empresas e carros, em outubro de 2018 e já quer abrir nova loja. Morador do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, o franqueado tem uma empresa de pequeno porte de transporte turístico e estava em busca novos negócios, quando conheceu a Ecoville. Hoje, com a rede de franquias, Freitas atua na região em que vive e busca mais um novo ponto para outra operação no mesmo bairro, mas do outro lado da linha do trem. “Quero abrir a nova loja o quanto antes”, ressalta.

A combinação de maresia e calor intenso – que causa uso mais intenso de áreas molhadas, como banheiros, em residências e comércios – faz com que o mercado de limpeza seja bastante aquecido no Rio de Janeiro. Apenas na cidade, são treze operações de franquias espalhadas em diversos bairros, como Copacabana, Botafogo, Vila Isabel e Olaria. A marca também está presente nas cidades de Nilópolis e Duque de Caxias.

Com ótimos resultados, Freitas alcançou o break-even (ponto de equilíbrio) em apenas três meses. Para isso, investiu em treinamentos da franqueadora e foi além: criou um cartão fidelidade digital em que, a cada R$ 20 em compras, o cliente recebe um ponto. A cada 20 pontos acumulados, o cliente recebe um produto que escolher. O franqueado também montou um grupo no WhatsApp para se comunicar diariamente com seus mais de 500 clientes. A ideia foi tão bem aceita que passou a ser implementada por outros franqueados.

Freitas conheceu a rede em uma visita à feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising) realizada na cidade carioca. Além do plano de negócios da marca, chamou sua atenção a qualidade dos produtos. “Entrei para a rede porque os itens são realmente muito bons”, aponta. A Ecoville possui hoje o maior mix do País, com 250 produtos de limpeza que respeitam o meio ambiente (são biodegradáveis), como alvejantes, detergentes, lava roupas, desengordurantes, entre outros, com embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros –sendo que as embalagens de 5L chega a uma economia de até 70% em comparação com produtos de outras marcas.

Para quem deseja entrar na rede, a Ecoville trabalha com dois modelos de negócios. Na modalidade franquia, o franqueado atua com a loja física e a unidade móvel (carro de som que circula pelas ruas oferecendo variedade de produtos) e o canal de televendas, para dar suporte no atendimento ao cliente. A outra opção é a microfranquia. Neste caso, o empreendedor adquire uma unidade móvel e atua com as vendas porta a porta.