Food trucks no Espírito Santo: delícias do Brasil e do mundo

Food trucks são atraentes por oferecerem alimentos diferenciados ao ar livre, de forma despretensiosa e muitas vez com preços mais acessíveis que aqueles praticados em estabelecimentos tradicionais. Agora, imagine tudo isso numa charmosa cidade à beira mar, como é o caso da Vitória, capital do ES.

Pois os food trucks também chegaram à cidade. No mais recente Encontro de Food Trucks do Estado, evento que atraiu 28 mil pessoas ao Shopping Mestre Álvaro, no município da Serra, de 16 a 19 de junho deste ano, estavam 14 trucks e duas bikes. Ali foram servidas as mais variadas iguarias vindas do Rio, Minas Gerais e, é claro, do próprio Espírito santo.

Como costuma ocorrer nesse tipo de evento, os visitantes puderam experimentar uma verdadeira “volta ao mundo gastronômica”, podendo experimentar os sabores do México, Japão, França, Itália e outros. E um destaque vai para os trucks de cerveja artesanal, bebida que está em voga e fez grande sucesso no evento.

Foi criada também uma estrutura de apoio com um bar que serviu cerveja, água mineral e refrigerantes. Também foram montados três lounges com paletes para descanso. O local contou ainda com espaço coberto com mesas e cadeira para acomodar 280 pessoas. Também rolaram shows com bandas de pop rock, reggae, sertanejo e forró.

Se animou? Então confira alguns dos food trucks legitimamente capixabas que estiveram lá:

Avenida Brigadeiros: food truck de Vitória que trabalha com chocolate belga e disponibiliza 22 versões gourmet do clássico brigadeiro. Pistache, grana padano, doce de leite e limão siciliano são algumas das delícias.
http://www.avenidabrigadeiros.com.br/

Chiks Gourmet: esse food truck traz uam novidade do Canadá. É o poutine, feito com batatas fritas, cubinhos de queijo mussarela, molho especial à base de vinho e carne desfiada. De sobremesa, cheescake de goiaba.
https://www.facebook.com/ChicksFoodTruck/

Delírios da Carne: Sob medida para os fãs de churrasco, esse food truck para serve cortes especiais de carne bovina, grelhados e sanduíches. E não fica nada a dever a uma churrascaria: picanha, alcatra baby beef na grelha estão no cardápio.
http://iconosquare.com/deliriosdacarne

Pankekone: panquecas no inusitado formato de cone. Os sabores incluem: pizza, quatro queijos, filé com gorgonzola, Nutella com morango e Romeu e Julieta.
https://www.facebook.com/Pankekone-Panquecas-Gourmet-1627211347519617/

Sandurritus: a food truck de Vitória de comida mexicana que oferece os grandes ”hits” dessa culinária: burritos, tacos, guacamoles e nachos.
https://www.facebook.com/SandurritusFoodtruck/

Takeshi: sushis, sashimis, temakis e e pratos quentes, como yakisoba e hot filadelfia) em cima de um food truck.
https://www.facebook.com/takeshifoodtruck

E quais as normas que regulamentam a atividade no estado?
Na capital, a lei 8.809/15 determina que os veículos poderão ter o comprimento máximo de 6,30 metros e largura máxima de 2,20 metros. Além do alvará de localização e funcionamento, será necessário um alvará sanitário par ao funcionamento do food truck.

Atenção para quem pensa que vender uma cervejinha cai bem e “harmoniza” com os alimentos servidos: a venda e o armazenamento de bebidas alcoólicas nos veículos não são permitidos.

Aliás, a determinação de que alimentos poderão ser comercializados será feita pelo município. E a permanência no espaço obedecerá a um período previamente estipulado.

E não basta focar nos veículos: o local e os equipamentos utilizados para o pré-preparo, manipulação e armazenamento dos produtos também recebem atenção especial da fiscalização da prefeitura.

Incentivo à atividade
Essa lei de fomento tem por objetivo estimular o empreendedorismo com utilização adequada do espaço público. É considerado food truck o comércio de alimentos em veículos com equipamentos montados em cima deles ou rebocados.

Uma informação importante para quem deseja começar essa empreendimento é que é necessário ter CNPJ, pois, de acordo com a norma, “a ocupação do espaço público ou privado será concedida apenas a pessoas jurídicas”.

Saiba mais acessando a íntegra da lei: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2015/L8809.PDF

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito