Fidelizar clientes: a experiência Flytour

Publicado em 17/10/2014 por Luiz Marcondes | Ultima Atualização em 05/12/2014

Empresa de turismo premiada conquista, mantém e expande base de clientes

Fundada em 1974 a Flyutour está hoje entre as quatro maiores companhias do setor de turismo no Brasil e possui a maior rede de agências de viagens dentre elas, com mais de 4 mil agências. 


Suas atividades de franchising tiveram início em 1993 e foram tão bem sucedidas que a empresa já recebeu cinco vezes o prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, conferido pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. 


Além disso, no ano de 2013, a Flytour foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela 13ª vez com o Selo de Excelência em Franchising. 


É claro que os elementos que contribuem para tanto sucesso e reconhecimento são muitos, mas podemos destacar um deles: a fidelização. Conheça a seguir alguns dos procedimentos adotados pela companhia. 


 Contato direto 


Para conhecer a fundo seus clientes e saber o que eles querem, a Flytour determina seus perfis pessoais e registra todas as suas preferências e comportamento de compra. São dados importantes para um momento posterior, quando a empresa oferece produtos e serviços aos clientes.  


Localmente, as unidades Flytour estabelecem relacionamentos por meio dos chamados eventos de aproximação, nos quais transmitem conhecimentos técnicos de turismo aos clientes corporativos e informações de destinos para os clientes de lazer. Com isso, a agência pode perceber necessidades e alavancar vendas. 


E para facilitar ainda mais esses relacionamentos, a empresa trabalha com diversos informativos que incluem promoções de viagens e informações úteis, sobre vistos, vacinas, greves, etc. Essas dicas encantam e aproximam. Conquistam de verdade. Mas como manter a lealdade dos clientes conquistados? 


Gestão de viagens


No caso dos clientes corporativos, é feita uma manutenção de conta, na qual funcionários e setores da empresa-cliente da Flytour recebem atenção segmentada. Por exemplo: uma secretária que requisita as viagens pode contar com sistemas avançados de solicitação e reserva online, o departamento financeiro recebe faturas online, a administração conta com relatórios que apontam desvios na política e oportunidades de economia. Fica claro para o cliente que a Flytour vai além de uma agência de turismo e faz a gestão das viagens. E essa postura, aliada ao cuidado que valoriza cada área da empresa-cliente, fideliza. 


E no varejo, o monitoramento de hábitos de viagem permite que seja oferecido oferecido atendimento personalizado.


 Expandir sempre


A expansão da base de clientes Flytour é um trabalho constante, que envolve campanhas, prospecção de contas, realização de seminários e campanhas de marketing local voltadas ao varejo, onde vídeo-walls exibem sempre as campanhas atuais. 


As negociações com fornecedores têm foco no comportamento de compra do cliente. Por meio delas, são garantidos acordos corporativos que possibilitam promoções em benefício do cliente final 


No setor de lazer, a empresa promove campanhas com promoções de mercado que ajudam a alavancar vendas. A mais recente foi a "Criança não paga" na compra de pacotes da Flytour Viagens, operadora do grupo.  


Comunicação diária, presença nas redes sociais e visitas


Ao longo dos anos, a Flytour vem formando um vasto mailing de clientes corporativos e de lazer para os quais envia informativos diários, sempre de acordo com o perfil do destinatário.  


Além  da página no Facebook e conta no Twitter oficiais do Grupo Flytour, que centralizam comunicados e contatos, as franquias têm também a liberdade de interagir de forma independente com seus clientes pelos seus próprios perfis, que seguem a identidade padrão estabelecida pelo Grupo.


É claro que nem toda tecnologia do mundo poderia substituir um aperto de mão ou um sorriso. Por isso, além dos eventos citados, a forma mais tradicional de contato, a visita aos clientes corporativos, que já existia antes da internet, está mais viva do que nunca. E por isso também as lojas são sempre atrativas. É nelas que o atendimento pessoal e humano pode ser sentido cara a cara. E acompanhado por um bom cafezinho. 


Agradecimentos: André Segantin, Gerente de Expansão Flytour Franchising e Beatriz Couto, Gerente Nacional de Varejo da Flytour Franchising.


Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Bons Negócios , Franquias de turismo , Flytour