FecomercioSP aborda os desafios de manter o idoso no mercado de trabalho

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Emprego e Relações do Trabalho, sediará o seminário “O trabalho do idoso no Brasil: hoje e amanhã”, no próximo dia 30, às 9h. O tema será discutido amplamente com especialistas, empresários focados no emprego da mão de obra da terceira idade, educadores e sociedade civil.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, um aumento de mais de 12 anos em relação a 1980. O envelhecimento demográfico já está em curso no Brasil, sendo que a população com mais de 60 anos já soma cerca de 30 milhões de pessoas, equivalente a 15% dos brasileiros. Essa fatia movimenta mais de um R$1 trilhão por ano, ou seja, 20% do poder de consumo do País.

Nesse contexto, um levantamento da FecomercioSP com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostra que, entre 2006 e 2016, o número de idosos com mais de 60 anos cresceu 31% no campo dos empregos formais (Caged). Isso indica que os brasileiros passaram a adiar a aposentadoria ou, então, permanecem no mercado de trabalho mesmo depois de se aposentarem. Entre os setores que mais empregam pessoas nessa faixa etária estão serviços, comércio e administração pública.

Para o coordenador do seminário e presidente do Conselho, José Pastore, os países que aumentaram a idade de aposentadoria vêm enfrentando o grave desafio de garantir trabalho para os idosos. Esse é também o caso do Brasil. Segundo o especialista, o domínio das novas tecnologias do mundo digital é um dos maiores desafios para manter essas pessoas no mercado de trabalho. Hoje, as tecnologias estão presentes em todos os setores e afetam as pessoas e a própria sobrevivência das empresas. “Nesse novo mundo, os idosos são demandados a fazer o que não aprenderam na juventude. Não há outra saída: vida mais longa requer não apenas mais dinheiro, mas também flexibilidade para dominar novos conceitos e novas maneiras de trabalhar.”

Esse será um dos vieses que serão abordados no evento. Entre os seus destaques, terá a participação do professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenador do projeto Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Hélio Zylberstajn, que comentará a demografia brasileira e a situação socioeconômica dos idosos.

Em seguida, o presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Nilton Molina, discorrerá sobre os desafios comportamentais, econômicos e sociais da longevidade.

A formação empreendedora de idosos será tema da palestra da psicóloga social e consultora do Senac São Paulo para empreendedorismo na maturidade, Mara Sampaio.

O encontro também contará com as participações dos CEOs e fundadores da Maturijobs, Morris Litvak, e da 50Mais Courier Sênior, Pedro Wilson Viana Leitão, que apresentarão cases práticos sobre o mercado de trabalho na terceira idade.

  • Serviço:
  • Seminário: “O trabalho do idoso no Brasil: hoje e amanhã”
  • Data e horário: 30 de novembro, às 9h (credenciamento a partir das 8h)
  • Local: FecomercioSP – Auditório Plenária
  • Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista – SP
  • Inscrições gratuitas pelo site da FecomercioSP