Fecomércio MG avalia mudanças na compensação de cheques como benéficas para o comércio

Fecomércio MG avalia mudanças na compensação de cheques como benéficas para o comércio

O novo prazo para a compensação de cheques de menor valor, que vigora desde a última segunda-feira (16/04), deverá estimular o uso dos papéis para o pagamento de produtos ou serviços. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todos os cheques passaram a ser descontados em apenas um dia útil.

Até então, aqueles com valores abaixo de R$ 299,99 demoravam dois dias para serem creditados na conta do favorecido. A alteração segue determinação da circular 3.859/2017, publicada pelo Banco Central (BC) em novembro.

A medida, na avaliação do assessor jurídico da Fecomércio MG, Marcelo Matoso, deixa o cheque mais competitivo em relação ao cartão de crédito, por exemplo. “Essa mudança promovida pelo BC era um pedido geral, uma forma de fomentar a utilização desse meio de pagamento. Agora o empresário conseguirá receber o dinheiro com mais agilidade”, pontua.

Em 2017, foram compensados, no Brasil, 494 milhões de documentos, 85% menos que o registrado em 1995, quando os bancos descontaram 3,3 bilhões.