Falta de estacionamento no Rio faz lojistas investirem em bicicletas

Dirigir pelas ruas do Rio de Janeiro não é uma tarefa fácil. Vias congestionadas e carros disputando espaço para estacionar é um cenário frequente na “cidade maravilhosa”. Para driblar esses problemas, os comerciantes estão apostando na bike. É o caso da empreendedora Giseli Gomes, franqueada da Ecoville, rede especializada em produtos de limpeza.

Segunda a empreendedora, na zona sul do Rio de Janeiro é difícil circular de carros e estacionar. “Precisávamos solucionar esse problema de estratégia de venda. Como Copacabana é um bairro em que as pessoas utilizam muito a bicicleta, optamos por esse modelo”, diz Giseli. Um estudo, divulgado em 2015 pela Transporte Ativo, mostrou que 322 estabelecimentos — de uma amostra de nove bairros da cidade — faziam entregas com bicicletas, sendo que mais da metade fica em Copacabana.

Há dois anos, a empreendedora possui uma loja física e faz as entregas com a bike. O cliente pode ligar e encomendar os produtos ou ir até ao estabelecimento fazer as compras e pedir para entregar sem custo. “Acho que a principal vantagem é usar um transporte ecologicamente correto, que não gasta muito”, afirma Giseli.

Para quem vai investir na bike, a empreendedora diz que é preciso se preocupar com a saúde dos colaboradores. “É necessário ter cuidado com o descanso do funcionário e acompanhar se ele está fazendo os intervalos indicados”, diz Giseli.

Uma outra franquia do centro carioca gostou tanto da ideia de entregas de bike que resolveu personalizá-la. Assim, a bicicleta virou um “outdoor ambulante”, o que auxiliou na divulgação da marca entre as pessoas. Para a sócia da franquia, Denise Borges, é muito difícil estacionar carros nas ruas do Rio de Janeiro, o que torna as entregas inviáveis.

Os clientes podem fazer os pedidos por mensagem e uma equipe é responsável por recebê-los e encaminhar uma bicicleta para a entrega. Para a empreendedora, a principal vantagem da bike é com relação à mobilidade. “Ela pode ir em qualquer lugar de forma rápida”, diz. No entanto, quem vai investir nas bicicletas precisa ter cuidado com desgastes dos pneus para o funcionário dirigir com segurança.

Bicicletas em números

Com base nos bairros pesquisados, o levantamento da Transporte Ativo apontou que nas ruas do Rio de Janeiro circulam 628 bikes — entre elas bicicletas normais, de cargas e triciclos. Sendo que 91% dos veículos pertencem aos comércios. Copacabana foi o bairro de maior destaque com 57% dos veículos, 61% das entregas e 58% dos estabelecimentos.