Falência na indústria faz empresário dar a volta por cima e abrir empresa de Telecom

Dante Brazão começou cedo na área de tecnologia. Ele ingressou no mercado como digitador e aos 19 anos já era programador em uma das linguagens mais antigas de programação, o COBOL. Com 20 anos de idade, montou sua primeira empresa e desenvolvia sistemas para todos os departamentos: contabilidade, controle de estoque, folha de pagamento etc. Ele chegou inclusive a utilizar um dos primeiros microcomputadores fabricados no Brasil para desenvolver seus softwares. Esta época foi bastante próspera para ele.

Em 1995 decidiu mudar de área, vendeu a empresa de tecnologia e entrou de cabeça no ramo da indústria. Mas ele faliu e perdeu praticamente tudo o que tinha. “Perdi praticamente todo capital acumulado em quase 20 anos e como sempre acontece com quem perde dinheiro, acumulei muitas dívidas”, explica Dante.

Praticamente quebrado, o empresário percebeu que realmente nunca deveria ter saído de onde entrou, mas não desistiu e recomeçou do zero voltando para a prestação de serviços em tecnologia. Em 2006 fundou então a Catelani, prestadora de serviço em VOIP (voz sobre IP), empresa que deu origem à OPT Franchising. Mesmo com toda dificuldade encontrada devido à sua situação financeira, Dante conseguiu uma carteira muito grande de clientes.

“Foram anos muito difíceis, não tinha capital, apenas força vontade e muita experiência é claro, mas ninguém apostava nenhum centavo em mim. Estava literalmente quebrado, a empresa era eu, minha esposa e um funcionário”, conta.

No início das operações da Catelani, Dante precisou inclusive visitar seus clientes a pé e quando viajava de carro, o automóvel praticamente servia como dormitório.

“Neste período trabalhava somente com uma solução de minutos, e a concorrência das operadoras era forte, muitos colegas desistiram. Hoje minha empresa é uma das mais antigas que ainda trabalha no segmento de VOIP”.

Depois de muito tempo enfrentando dificuldades, o empresário aumentou a oferta de soluções da Catelani e em 2005 criou a OPT Sistemas e Telefonia IP, que desenvolve soluções completas e integradas para empresas e contact center.

Seu diversificado mix de serviços e soluções completas são destinadas às pequenas, médias e grandes empresas do segmento de call center, TI, Telecom, cobrança, televendas, indústria ou do varejo em geral. Além de proporcionarem uma enorme redução de custos, os sistemas ajudam as empresas a obterem mais produtividade e melhorarem sua gestão operacional e seu desempenho, entre outras vantagens.

A empresa foi crescendo e no início deste ano entrou para o franchising. A pleno vapor e com expectativas de conquistar 25 unidades até o final de 2016, a OPT é hoje motivo de orgulho para Dante, que colhe os frutos de uma empresa com mais de 10 anos de mercado e clientes renomados em todo país, tais como: Dr. Resolve, Estética Hollywood Dr. Rey, Incor, SKY, 1AOdonto, Cozimax, Henriques e Ferrari e Queiroz.

“A OPT Franchising foi resultado de muito trabalho. Quando olho para trás e vejo tudo que passei, procuro tirar lições e ensinamentos. Em meio a toda tempestade que vivi, muitas coisas me ajudaram a reconstruir e a manter o que tenho hoje. Dou muito valor a tudo o que vivi”, afirma o empresário.

Como conselho para quem está começando agora, Dante explica que abrir o próprio negócio é sempre um desafio e diz ser necessário analisar primeiramente o motivo pelo qual a pessoa decidiu empreender, que jamais deve ser por motivos fúteis, para ficar rico ou trabalhar menos. Depois analisar o produto que vai trabalhar e, é claro, o mercado. Para ele, ser um empreendedor significa saber ganhar e perder e, principalmente, não se conformar, não desistir e sim reagir à qualquer situação.

“Quero ajudar as empresa de todo o Brasil a reduzirem os custos com telefonia e as pessoas que procuram um segmento seguro para investir, proporcionando produtos estabilizados e que geram lucros recorrentes”, conclui.

A OPT oferece inúmeros benefícios aos seus franqueados, como rápido retorno de investimento, baixo custo operacional, fácil gestão e alta rentabilidade. É possível se tornar um franqueado da marca com investimento a partir de R$ 15.900,00. Ao fazer parte da rede, o empreendedor passa a comercializar os produtos e serviços da OPT dependendo do modelo de negócios que ele escolher.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito