Ex-perueiro fatura 5 Milhões de reais com escolas de inglês

O programa Choque de Cultura famoso no Youtube e emplacando as telas da TV Globo recentemente mostra a rotina de 4 motoristas de vans do Rio de Janeiro. Conhecido como Transporte Alternativo. Os vídeos mostram com humor análises de filmes feitos por esses motoristas. Claro que o Choque de Cultura é uma ficção, mas e quando o imaginário vai ao encontro da realidade? É exatamente isso que aconteceu com o empreendedor Adriano Dantas.

Dantas é dono de 4 escolas de inglês no estado de São Paulo e sempre que assiste os atores do programa do Youtube se identifica. Com 18 anos, Adriano transportava pessoas do Bairro do Jockey em São Vicente, litoral de SP, até o ponto final na Ponta da Praia em Santos (média de 40 km). Trabalhava com uma Kombi comprada pelo pai das 5:00 da manhã até ás 22h da noite. Sofreu assalto á mão armada, já apanhou, muitas vezes não recebia dos passageiros e no meio disso tudo descobriu ainda que estava sendo roubado durante o trajeto.

E o que essa experiência tem a ver com o sucesso como empreendedor

“A minha vontade de empreender começou ali! Transportando pessoas! Eu grafitei dentro da minha kombi um homem – aranha justamente para criar um público fixo. Que ao optar pela minha Van teriam o melhor atendimento, música e experiência positiva dentro do meu transporte. Até hoje as pessoas me conhecem como Aranha em Santos”, brinca Adriano Dantas, Diretor da rede Minds English School.

Adriano tem 41 anos e quando começou a trabalhar na rede de idiomas, Minds English School, jamais imaginou que ia comandar 4 escolas em 2018. Com 21 anos, Adriano deixou as ruas de santos como motorista para trabalhar no setor comercial de uma escola de inglês. Com a vivência diária que tinha com pessoas percebeu o seu potencial de fazer matrículas e receber Feedbacks dos alunos. Nessa mesma idade veio o susto, a sua esposa estava grávida. Ambos tinham que fazer a jornada dupla para cuidar da bebê que tinha problemas de saúde sério e ainda se destacarem na escola de idiomas. Patricia, esposa de Dantas, também trabalhava na mesma escola. “A minha filha cresceu dentro da escola. Isso fez com que ela ficasse fluente no idioma antes de mim e da mãe dela, relembra Dantas”

Aos 30 anos, Dantas e a sua esposa, já tinham juntado um capital como funcionários da rede de Franquias Minds English School e decidiram abrir a própria escola em Santos. Até os 30 anos ambos moravam em Campinas e o desejo de voltar para a cidade natal era grande. Assim fizeram. Enfrentaram muitos desafios nessa volta, pois a marca era pouco conhecida no município e algumas pessoas da cidade eram bem tradicionalistas. Não confiavam em redes novas e na tecnologia para aprender. A Minds, na época, já tinha o tablet dentro da sala de aula, lousa digital, games, entre outros artifícios inovadores.

Dantas e Patricia, sua esposa, chegaram a limpar a escola de Santos várias vezes, dormiram na unidade para dar conta do trabalho administrativo, atendiam telefones, marcavam aulas, pois a rede têm essa modalidade de marcação de aulas, entre outras atividades diárias.

A escola deu tão certo que em menos de 2 anos, Dantas investiu em mais uma unidade, e nesses 10 anos já é dono de quatro escolas da rede Minds English School. Todas são de São Paulo ( Berrini, Santos, São Bernardo do Campo e no bairro do Paraíso). Com crescimento projetado em 10% em 2018, as unidades faturaram mais de 5 Milhões de reais em 2017.

“Na Minds todas as escolas são sustentadas em 3 pilares – Administrativo, Marketing e Pedagógico – Um não funciona sem o outro. Para dar conta de tudo tenho sócios e separamos a amizade/relacionamentos da parte profissional. Todos(a) têm voz e sempre pregamos em falar a verdade. Sobre objetivos e o que queremos a curto, médio e longo prazo”, explica Adriano Dantas.

A rede toda da Minds faturou 78 Milhões de reais ano passado e espera um crescimento de 15% em 2018. Isso porque a franquia de educação é a única no Brasil que oferece o curso de inglês 50% presencial e 50% online, e a oportunidade do estudante ir pagando o intercâmbio enquanto faz o curso de idioma. Isso porque o Grupo Minds inaugurou a sua própria agência de viagem (Minds Travel). O número de alunos(a) aumentou e as escolas conseguiram aproveitar o espaço das unidades com outras atividades culturais, de gameficação, e etc. As opções de cursos são: Regular Flex em 18 meses, o Curso Kids e Teens, o Hospitalty (Voltado para os profissionais do Turismo) e o Vip Executive ( Os professores vão até os alunos).

Dantas emprega mais de 80 pessoas nas suas escolas e muitos alunos, após concluirem o curso, se tornam professores. ” Muitos enxergam a capacidade de lecionar, outros conseguem promoções nas empresas, alguns vão embora do país, entre outros. Na Minds, o estudante aprende inglês, mas mais do que isso formamos cidadãos. Todos(a) merecem ser felizes como eu consegui”, finaliza o empreendedor