Equipes de futebol investem em outros negócios para divulgar suas marcas

Eles poderiam ter optado por abrir lojas de artigos esportivos voltados para os torcedores, mas eles preferiram investir em outros tipos de negócios para divulgar as marcas de seus times e aumentar o faturamento. Coritiba, do Paraná, investiu em 2009 na estandardização de suas escolas de futebol e criou a Escola Coxa, sendo que em 2012 transformou a marca em rede de franchising. Já o Grêmio, do Rio Grande do Sul, investiu no ramo da alimentação rápida (fast-food) e em setembro deste ano inaugurou a Hamburgueria 1903. 

Guilherme Ribas, coordenador da Escola Coxa, explicou que inicialmente o clube buscou, através do projeto Escola, normatizar as escolas de futebol ligadas ao Coritiba. “Neste início de projeto, começamos a trabalhar no formato de licenciamento e buscamos uma padronização de todas as unidades no âmbito visual, logomarca do projeto, placas, banners, linha de uniformes para alunos e professores. Com isso estabelecemos os objetivos do projeto Escola Coxa, sendo o seu principal a formação do cidadão através da pratica do futebol”, disse Ribas. A opção de transformar a marca em franquias veio após três anos, quando a abertura de novas unidades era crescente. 

Beto Carvalho, diretor executivo de marketing do Grêmio, falou que antes da abertura da Hamburgueria 1903, realizou-se um estudo no mercadológico que teve como resultado a similaridade entre o público torcedor com o consumidor de fast-food. “O sucesso absoluto que temos desde a abertura da primeira loja comprova o que tínhamos, cientificamente, analisado anteriormente”, externou. 

Guilherme relatou que a escolha de transformar a marca em franquia  aconteceu porque isso traz muitas vantagens ao clube. “Pelo fato do futebol ser o esporte mais praticado no Brasil e por ser uma paixão nacional. A vantagem para o Coritiba F.C é a divulgação da marca, conquista de novos torcedores, aumento do quadro associativo e a possibilidade de uma gama maior de atletas a serem observados e avaliados por nossa categoria de base”, salientou o coordenador.

Beto ressaltou que no caso da Hamburgueria 1903, entrar no ramo das franquias tem benefícios múltiplos. “Mas a principal delas, penso, ser o fato do negócio já começar com marca forte com um apelo emocional capaz de atrair 8 milhões consumidores fãs e simpatizantes”, narrou. 

Atualmente a Escola Coxa possuí 35 unidades no Paraná, cinco em São Paulo, duas em Santa Catarina, duas no Rio de Janeiro, duas no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e uma unidade no Havaí.  Além destas, o Coritiba conta com um instituto próprio em Foz do Iguaçu, no Paraná, sendo esta a escola piloto. “Nossa meta e chegar a 50 unidades em 2015, por isso estamos nos preparando para um ano de maiores investimentos na área de mídia e propaganda, buscando atingir mais alunos em nossas unidades, bem como novos franqueados para a rede”, frisou Guilherme. 

Já a Hamburgueria 1903 conta com uma loja e em breve serão inaugurados outras na capital gaúcha. Carvalho destacou que o Grêmio está estudando projetos de franquias e em breve novos restaurantes serão lançados. 

Ribas enfatizou que a meta da rede Escola Coxa não é trazer rendimento ao Coriiba. “Nosso foco não é o retorno financeiro e sim ter unidades estruturadas que possam divulgar a marca e o projeto Escola Coxa de forma adequada, tanto que cobramos um valor de royalty mensal fixo, independente de quantidade de alunos, valor este inferior a 1 salário mínimo, o que cria condições das unidades ter uma boa receita e desta maneira se estruturar e apresentar um serviço de qualidade a alunos e demais pessoas envolvidas no projeto”, acentuou. 

Os sócios-torcedores do Coritiba e do Grêmio ganham alguns adicionais pelos serviços. No caso da Escola Coxa os sócios ou filhos destes tem desconto de 10% nas mensalidades em todas as unidades. Guilherme explicou que essa é uma maneira de incentivar os sócios a fazerem parte das Escolas e para que os alunos atendidos se tornem sócios do Coritiba. Na Hamburgueria 1903 os percentuais de desconto são variáveis, dependem do produto e tem uma média de 5% a 10%, para os sócios-torcedores. 

Os interessados nas franquias Escola Coxa ou Hamburgueria 1903 podem entrar em contato com as administrações dos clubes e pedir maiores informações. Podem ser pelos sites: 

Escola Coxa:  http://www.escolacoxa.com.br/franquia/

Hamburgueria 1903: http://www.h1903.com.br/franquias/

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