Ensina Mais Turma da Mônica lança curso de robótica

Aula é ideal para incentivar autonomia, criatividade e liderança nas crianças

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e, além de sua importância social, ela também é responsável por um setor de mercado que cresce cada vez mais. Segundo a pesquisa Digital In 2017 Global Overview, o número de brasileiros que são usuários de internet aumentou 16% em relação ao ano anterior.

Alinhada às tendências educacionais, a rede educacional Ensina Mais Turma da Mônica amplia seu portfólio e oferece em seu currículo o curso de Robótica. O conteúdo tem por objetivo utilizar conceitos tecnológicos para desenvolver habilidades diversas, que vão desde o apoio no desempenho escolar, até a formação de comportamentos fundamentais para encarar o cotidiano fora das salas de aula.  O programa, que tem duração de 12 meses, entra em vigor nas unidades da marca a partir de outubro.

Baseado na metodologia MAKER, o curso trabalha o aprendizado a partir da experiência e da prática. Seguindo esse caminho, o educador abordará conceitos de mecânica, eletrônica e programação, colocando em prática principalmente o conteúdo assimilado nas disciplinas de Física e Matemática do Ensino Fundamental.

O diretor da Ensina Mais Turma da Mônica, Camilo Carvalho, explica que apesar do conteúdo ser alinhado à tecnologia, a Robótica possibilita o desenvolvimento de muitas outras características, como autonomia, criatividade, raciocínio lógico, liderança e capacidade de resolução de conflitos. “Nossas turmas também serão organizadas de modo a incentivar o trabalho em equipe e a organização”, pontua.

Com 96 horas letivas, o programa será ministrado no formato de turmas de 12 alunos divididos em grupos de três, para que todos tenham chance de participar dos projetos de forma ativa, algo essencial no processo de aprendizagem. Além disso, todo o material didático será personalizado com o universo Turma da Mônica, facilitando a imersão das crianças no conteúdo das aulas.

Camilo ainda ressalta a importância da Robótica como parte de uma educação multidisciplinar, pois insere os alunos em cenários diferenciados, exigindo deles a capacidade dinâmica de se reinventar e resolver impasses. “As crianças sairão daqui muito mais seguras em relação ao conteúdo adquirido nas escolas, mas nosso objetivo vai além de colocar em prática os conhecimentos do currículo regular. Queremos formar pequenos cidadãos, preparados para lidar com a sociedade e com uma base sólida para serem futuros profissionais de sucesso”, finaliza.