Encontre Sua Viagem usa inovação como estratégia de negócio para crescimento da marca

A inovação é uma grande aliada no universo empresarial. Como uma força propulsora das empresas, a mesma quando bem aplicada pode gerar bons resultados. Um estudo realizado em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com 72 mil empresas brasileiras com mais de dez funcionários demonstrou que, apesar destas empresas representarem apenas 1,7% da indústria, as que investem em inovação são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil, e por 13,2% do número total de empregos gerados no país.

O tema cai bem em todas as áreas, inclusive no franchising. A Encontre Sua Viagem, rede de franquias especializada em serviços de turismo, sabe bem disso e aplica os conceitos sobre a rede sempre que possível. A consequência é visível em números e na satisfação dos clientes que são afetados diretamente pelas mudanças.

O primeiro semestre da marca foi marcado por essa estratégia. Uma delas, em relação ao modelo de franquia Loja que compõe as opções de modalidades oferecidas pela rede, que são: Quiosque e Home Office. No caso, a alteração foi nos valores e na estrutura oferecida, para manter o ritmo de crescimento em um cenário de crise econômica. “Nós readequamos o projeto mantendo a qualidade no ambiente mesmo com a diminuição do investimento. Tornamos a modalidade Loja um atrativo para quem quer investir em algo com valor acessível e que gere uma boa rentabilidade. Dessa forma o investidor agrega maior valor a renda mensal, ou até mesmo sai da fila do desemprego direto para proprietário do próprio negócio”, explicou o diretor executivo da rede, Henrique Mol.

De R$25mil o negócio após adaptado foi para R$15mil! No que se refere ao formato, esse teve uma redução da metragem da loja, passando a medir 20m²; houve uma redução no número de posições de atendimento que antes era quatro e passou para duas posições e o treinamento foi compactado com ações intensivas na implantação, reduzindo os números de dias na unidade implantada.

A mudança que aconteceu em janeiro, já traz bons números. “Já foram sete unidades comercializadas e milhares de contatos feitos, contando que estamos em uma época de desaceleração, o resultado soma pontos a nosso favor. Entretanto projetamos crescer 20% até dezembro! Essa está sendo nossa grande aposta para a capitação dos franqueados. O formato físico fortalece a credibilidade da nossa marca no mercado”, relatou Mol.

Outra mudança recente foi em relação ao site que ganhou uma “cara nova”. A plataforma foi totalmente reestruturada após quatro anos no ar. O principal objetivo foi deixa-lo com melhor navegação e adaptado a mobiles, atualmente, principal meio de acesso dos internautas à página. “Dessa forma nosso cliente pode realizar sua compra por meio do smartphone de forma mais segura, simples e rápida”, explicou o diretor.

Em outras palavras, a intensão da Encontre Sua Viagem é oferecer ao visitante agilidade na navegação e facilidades nas pesquisas sobre os produtos oferecidos pela marca. Outro atrativo da página que foi incluído nessa nossa versão, é que além do visual ser bem leve e organizado, oferece agora dicas de viagens, as melhores instruções sobre gastronomia que envolve todo o mundo, informações sobre destinos com ofertas especiais, entre muitos outros conteúdos.

Treinamento também precisa de inovação
De acordo com Henrique Mol, diretor executivo da franquia o treinamento também precisou passar por uma adequação após um estudo realizado dentro da rede. “Fizemos um levantamento e identificamos na própria rede que o número de perdas em negócios pelos nossos franqueados não estava ligada a preços e sim pelo conhecimento de mercado. Desta forma, fortalecemos nossas ações de treinamentos para maior capacitação, principalmente em sistemas de vendas e particularidades que temos no mercado”, relatou o diretor.

Ação, que, segundo a percepção do diretor que comprova isso no dia a dia, reflete em qualidade de serviços, clientes satisfeitos e fortalecimento da marca. “O tema em questão sempre foi trabalhado com muita atenção pela empresa. Em 2014, por exemplo, criamos um departamento de executivos comerciais responsáveis pelo acompanhamento do franqueado com o objetivo de identificar dificuldades para ações pontuais junto ao franqueado. Nosso foco é dar suporte aos franqueados e com isso melhorar a desempenho da equipe, resultando em consumidores felizes”, contou Henrique.

Com mais de 500 unidades espalhadas por todo Brasil, o diretor relata que parte desse sucesso se faz devido as praticas de mudanças que ocorrem da rede de acordo com as atualizações e necessidades do mercado. “Essas novas ideias contribuem para o sucesso do negócio. Embora cada empresa tenha suas prioridades e especialidades, as que não conseguem se inovar perdem para a concorrência. As que adotam essa ação, respondem aos seus clientes atuais e as necessidades organizacionais além de deixá-lo a frente da concorrência. Com certeza a inovação é um diferencial importante entre os líderes de mercado e as outras empresas”, finaliza o empresário.

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