Empresas verdes são a grande aposta dos empreendedores

As micro e pequenas empresas buscam inserir cada vez mais inovação e sustentabilidade em seus conceitos de negócio que em busca de diferenciação e competitividade. Chamados de “negócios verdes”, estas empresas são verdadeiros cases de bons exemplos de empreendedorismo e provam que é possível ganhar dinheiro cuidando do meio ambiente.

Dados da Organização Mundial das Nações Unidas mostram que o mercado mundial da economia verde triplicará até 2020 atingindo US$ 2,2 trilhões. Já pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que numa escala de 1 a 10, os consumidores entrevistados deram nota média de 8,9 para a importância do consumo consciente.

A Patroni, maior rede de pizzarias do país substituiu há muitos anos, em todas as as 200 unidades da rede, a tradicional madeira de eucalipto por briquetes, lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA. Em 2016, a Patroni conseguiu preservar um equivalente a 92 estádios do Maracanã, um aumento de 9% se comparado ao ano anterior com o projeto “Eco Pizza”.

Os produtos usados na limpeza da JAN PRO, líder no segmento de limpeza e conservação de ambientes nos Estados Unidos,  estão dentro do padrão ecológico de evitar desperdícios de recurso naturais e também financeiros. Os panos feitos de microfibra que absorvem mais água e tem uma vida útil maior quando comparados aos tradicionais. Os esfregões de chão também são adaptados para economizar água e garantem mais produtividade para quem faz a faxina, contribuindo para a redução dos gastos. Os produtos químicos são biodegradáveis e feitos com material orgânico. Sem contar que seus  produtos EviroShield, que são uma exclusividade da rede e são caracterizados por um sistema de desinfecção que utiliza uma tecnologia que aplica um produto de limpeza desinfetante de forma eletrostática, conseguindo cobrir 100% da área a ser desinfetada, enquanto os outros métodos não passam de 60%. Matando todos os tipos de bactérias, inclusive a da gripe suína. Além de toda a tecnologia oferecida pela marca, por meio dos produtos testados e aprovados, a JAN-PRO ainda conta com a certificação Green Seal em seus produtos, garantindo assim seu conceito e aplicação sustentável.