Empresa brasileira internacionaliza sua marca inaugurando primeira loja no Paraguai

 

A Anjos Colchões – rede brasileira de franquias que oferece colchões e estofados confeccionados em suas fábricas próprias, além de artigos para o quarto, com 45 lojas – acaba de inaugurar sua primeira loja no exterior, em Ciudade del Este, no Paraguai. A cidade está às margens do rio Paraná, na região conhecida como Tríplice Fronteira – que inclui Foz do Iguaçu (PR) e a cidade argentina de Puerto Iguazú.

Segundo dados do Banco Mundial, o Paraguai cresce 14,1% ao ano, um desempenho econômico bastante significativo. Para decidir pela instalação da primeira franquia na região, além de um amplo estudo de viabilidade econômica, a franqueadora realizou uma pesquisa para conhecer melhor o público paraguaio, seus hábitos e aspectos sociais.

“Foi um mergulho na alma do povo paraguaio para entender sua cultura e seus hábitos, para que pudéssemos fazer a abordagem certa e corresponder às suas necessidades e exigências como consumidores. Nossa equipe se preparou para isso”, detalha dos Anjos.

Ele aponta algumas diferenças marcantes entre os paraguaios e os brasileiros. Como a tendência de decoração de ambientes no país vizinho é a aplicação de cores mais escuras, a empresa já vai investir, ainda neste ano, em tecidos mais escuros para seus colchões comercializados no Paraguai.

Outra diferença está no atendimento que o público paraguaio espera ter. “Não é uma compra tão objetiva quanto a dos brasileiros. Eles são mais afetuosos, gostam de tocar os produtos, deitar, experimentar. Conversam longamente com o vendedor antes de fechar negócio”, conta o diretor.

Para acolher essas diferenças, a franquia Anjos Colchões de Ciudad Del Este conta com uma vendedora paraguaia que se comunica em espanhol e guarani – língua local ainda muito falada no país.

Mas, frisa o diretor, a loja paraguaia segue os mesmos padrões das franquias brasileiras e os produtos são os mesmos encontrados por aqui, já que a Anjos desenvolveu uma linha exclusiva, disponível apenas para as lojas franqueadas. O investimento para que o projeto se tornasse realidade foi de cerca de R$ 100 mil.

Para concretizar essa expansão internacional, a Anjos Colchões precisou realizar algumas adaptações jurídicas e administrativas, para se adequar às normas do país vizinho. Foi o caso da forma de envio de mercadorias. Mesmo estando geograficamente próximas, foi necessário implantar processos de exportação para abastecer a franquia paraguaia.  Além disso, todo o material de publicidade e propaganda foi traduzido para o espanhol. “Com certeza avistamos um novo horizonte de negócio e tivemos de nos adaptar a ele sem perder nosso padrão”, avalia dos Anjos.

Uma prova de que a trajetória no exterior é promissora para a franquia é que os planos não param. A rede pretende, ainda em 2015, abrir mais três lojas no país vizinho.  “Outros países latino-americanos não são possibilidades descartadas. Mas, no momento, temos como foco o Paraguai”. 

Em Pauta – Simone Valente

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!