Empreendedor deixa empresa familiar para se dedicar ao mercado de franquias

O empresário Gustavo Freitas (40), resolveu aceitar o desafio, e trocar a empresa da família para se dedicar ao mundo das franquias, atualmente focado na expansão do Mercadão dos Óculos – que conta com 35 unidades em todo o país.

Administrador de empresas por formação, Freitas é diretor de franquias da marca que deve faturar em 2015 mais de R$ 10 milhões.

O executivo começou a trabalhar cedo aos 16 anos em um CPD (Centro de Processamentos de Dados) de uma grande empresa de materiais elétricos, hidráulicos, ferragens e ferramentas. “Logo percebi que minha maior vocação era a área comercial e solicitei transferência. Depois trabalhei como assistente comercial em uma grande metalúrgica em que posteriormente fui promovido a gerente comercial”, completa Gustavo Freitas.

Sua identificação com a área comercial era tamanha que o profissional gerenciou este setor na fábrica da família de equipamentos de irrigação e infraestrutura, aonde depois ocupou o cargo de gerente geral.

Em 2005, com pouco mais de 30 anos, resolveu empreender e comprou uma Master Franquia do Grupo Microlins, e dois anos depois adquiriu a Master Franquia da Prepara Cursos. “Com a experiência que conquistei a frente dos dois empreendimentos, resolvi vendê-las para montar minha própria franqueadora: a Senhor Computador em 2011. A empresa realiza venda e manutenção de computadores e permaneço como sócio até hoje”, conta o empreendedor.

Em 2014, Freitas resolveu investir novamente e comprou uma participação no Mercadão dos Óculos, pois já havia identificado neste segmento uma oportunidade de crescimento muito forte.

Sob a direção de Gustavo, o Mercadão dos Óculos vive um crescimento gradual desde sua fundação em 2013. A expectativa é alcançar a marca de 70 unidades até o final do ano, obtendo um resultado de 50% comparado ao ano interior.

O diferencial da rede que vem atraindo cada vez mais os investidores é o baixo custo do investimento somado a excelentes margens de rentabilidade, além dos lançamentos mensais. “Embora a rede já conte com mais de 20 lojas em operação, o número de franqueados é bem menor, porque a maioria é dono de duas ou mais unidades”, afirma o sócio. “Cada loja trabalha com cerca de 20 marcas, algumas voltadas ao público infanto-juvenil, e 800 produtos, destes, 80% ficam expostos”.

Economidia

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!