Empreendedor cria franquias de educação profissional em meio à crise

Aproveitar oportunidades é um dos lemas do empreendedor Leandro Batista, criador do Grupo LB Participações. Em 2015, em meio à maior crise hídrica da história, o empresário criou a Dr. Auto Dry, rede de franquias especializada em lavagem ecológica e estética automotiva sustentável. Agora, durante a crise econômica que assola o país, volta a surpreender com a criação da Future, rede de formação profissional que comporta as marcas Star Grooming, voltada à área de pet shop, e a Academia Paris, que atende o mercado de beleza. Mesmo com o avanço do desemprego, os dois setores se mostram em crescimento e com grande escassez de mão de obra qualificada.

A ideia para o lançamento das novas redes surgiu quando Batista e a esposa, que é veterinária, tocavam a operação de uma clinica veterinária e um pet shop. O banho e tosa respondia por 70% do faturamento da loja, mas havia uma grande dificuldade em contratar profissionais no ramo. Foi então que decidiram investir na formação de tosadores. Deu tão certo que resolveram vender a loja e se dedicar integralmente à criação de uma franquia capaz de preparar esses profissionais para o mercado de trabalho. O casal passou mais de um ano formatando o modelo de negócio, que agora está pronto para ser franqueado.

A intimidade de Leandro com o mercado de franquias é antiga. O hoje empresário já passou por redes como Óticas Carol e Wizard, onde trabalhou próximo a Carlos Wizard Martins, um dos profissionais mais renomados no setor de franchising no Brasil. Sua primeira marca, a Dr. Auto Dry, chegou a ter mais de 100 unidades franqueadas em todo o país. “O universo das franquias sempre me fascinou. Descobri nesse modelo a oportunidade de replicar ideias de uma forma rápida e descomplicada”, garante Batista.

Com a expertise adquirida, resolveu ampliar os negócios para a área de educação, com a criação da Future. A Star Grooming, divisão de pet shop da marca, oferece três formatos, com investimento total variando entre R$ 30, R$ 65 e R$ 110 mil. Todos os modelos unem o conceito de loja e escola de formação pet, com 17 opções de cursos – entre eles, banho e tosa, auxiliar veterinário, limpeza de tártaro e até gestão de pet shop. Os cursos variam de R$ 590 a R$ 2.200, com duração de 16h a 64h.

Ao formatar a Star Grooming, Batista resolveu replicar o modelo para a área de beleza. Assim, criou a Academia Paris, cujos formatos possuem investimento total de variando entre R$ 50, R$ 85 e R$ 170 mil. A marca oferece cerca de 20 cursos, como design de sobrancelha, manicure, pedicure, colorimetria, maquiagem, entre outros. Os valores variam entre R$ 699 a R$ 4.750, com 8h a 384h de duração. “Tanto a área de beleza quanto pet shop sofrem com a falta de mão de obra qualificada. Criamos um modelo de negócio capaz de oferecer ao franqueado a oportunidade de rentabilizar tanto com a prestação dos serviços quanto com o oferecimento de formação profissional”, explica o empresário.

A franqueadora oferece todo o suporte necessário ao franqueado, como um sistema padronizado de comunicação online, que inclui material didático, acompanhamento das ações de marketing e da agenda do franqueado. Há ainda apoio para busca do ponto comercial e treinamentos técnicos e de gestão, para que o franqueado e sua equipe estejam preparados tanto para atender os clientes quanto os alunos que procuram pelos cursos.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito