Dia mundial do empreendedorismo feminino: brasileiras apostam cada vez mais no próprio negócio

Pensando no poder feminino e com o intuito de promover o apoio e empoderamento entre as mulheres, a ONU criou em 2014 o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado dia 19 de novembro. No Brasil, o número de empreendedoras cresceu muito nos últimos anos. Segundo estudo da Global Entrepreneurship Monitor, conduzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) no ano de 2017,  mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, número pouco inferior em relação aos homens que chega  a 25 milhões.

Muito mais empoderadas, as mulheres têm tido coragem de enfrentar as oscilações da economia e iniciar um novo negócio, como mostram os dados da mesma pesquisa em relação aos empreendedores iniciais, onde elas superam os homens nos novos negócios em quase um ponto percentual, com 14,2 milhões.

A paraibana Luciana Piquet é uma empreendedora que viu oportunidade de abrir um negócio a partir de uma necessidade própria. Ela identificou a possibilidade de criar um serviço prático e cômodo para as mulheres que aguardavam sua hora de atendimento nas salas de espera de consultórios e clínicas médicas e poderiam ter, ali mesmo, a conveniência de desfrutar de serviços estéticos como manicure, pedicure e massagens.

Assim, ela criou o SPA Express, com um sistema inovador para o consumidor final, que oferece, em domicílio, serviços de beleza e bem-estar, com foco no alto padrão de qualidade, atendimento personalizado e praticidade para as pessoas que preferem e/ou precisam se cuidar no conforto do seu lar. O negócio, que começou em 2011, consolidou-se e, após validar o modelo de negócios garantindo qualidade e excelência de atendimento, a marca iniciou, em 2014, o processo de expansão por meio do Sistema de Franchising. Com o crescimento de 350% no ano passado, a franquia pretende fechar 2018 com 15 unidades em todo Brasil.

Além de ser fundada por uma mulher, a franquia também tem mudado a vida de várias outras que querem investir em algum negócio. Seu modelo exclusivo chama atenção do público feminino de 25 a 40 anos, empresárias, fisioterapeutas, especialistas em cuidados pessoais, que buscam modelo de negócio home office para ter independência financeira e horário bastante flexível. A marca também privilegia o emprego feminino, já que a totalidade das prestadoras de serviços contratadas pelas franqueadas são mulheres. “Estamos mudando a vida de mulheres que estão empreendendo e trabalhando com o SPA Express, obtendo independência financeira e realização profissional”, completa Luciana.