Dia dos avós: terceira idade busca cursos na área de tecnologia

Os vovôs e vovós não são os mesmos de antigamente. Com o aumento da expectativa de vida para 75,2 anos, segundo o IBGE, e as mudanças no estilo de vida, a terceira idade está cada vez mais ativa e interessada em aprender. Uma das formas de continuar atualizado é se integrar no mundo digital. Essa, que antes era vista como uma atividade apenas para os mais novos, tem se tornado uma área de interesse para senhores e senhoras acima dos 60 anos.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, 50% dos brasileiros já utilizam as redes. A maioria dos usuários ainda é de jovens, mas o número de idosos que acessam a internet dobrou entre 2008 e 2013.

Além de acessar, alguns idosos querem ainda mais e buscam se qualificar na área de tecnologia. A Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, do Grupo Prepara, oferece diversos cursos na área e comprova o interesse dos alunos acima de 60 anos.

O senhor José Caetano Alves Rodrigues, de 71 anos, é aluno da Prepara Cursos Maringá Novo Centro, e está na terceira apostila do curso de pacote office. Voltar a estudar para se atualizar no mundo digital foi a escolha de Rodrigues para manter a cabeça ativa e ocupar seu tempo livre. Segundo ele, seus seis netos tiveram influência nessa decisão. “Eu os via mexendo no computador e também queria aprender”, afirma. O aposentado acrescenta que conviver em um ambiente repleto de jovens, como a Prepara Cursos, só traz benefícios para quem já está na melhor idade e não quer se acomodar. “Além de ser um espaço de aprendizagem, me incentiva a manter a cabeça aberta para novidades”, completa.

A dona Adelice Batista Rodrigues também não queria parar por causa da idade e resolveu fazer o curso de operadora de informática na Prepara Cursos Teixeira de Freitas. Aos 71 anos e com 9 netos, ela nunca tinha mexido em um computador e resolveu explorar esse novo universo. Agora, ela está formada em uma área até então desconhecida. Segundo Adelice, a intenção era ganhar conhecimento e ficar por dentro. “Se todo mundo mexe, por que eu não?”, questiona.

Para Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, integrar o público da terceira idade é extremamente importante. “Os idosos estão vivendo mais e com mais qualidade de vida, é importante oferecer atividades que mantenham as mentes ligadas e incentivem o aprendizado nesse período tão importante da vida”, afirma.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!