DESTINOS MAIS PROCURADOS PARA INTERCÂMBIO EM 2018

As cidades no mundo mais procuradas por brasileiros para estudar inglês nas férias de 2018

Cada vez mais os brasileiros querem viver uma experiência em outro país e conciliar a visita com o aprendizado do idioma. Conforme levantamento da IE Intercâmbio, o maior número de pessoas que passam as férias fora do Brasil, nunca tinham pisado no exterior e preferem por cursos de inglês com duração entre 1 a 2 meses e meio. 

“As férias são sempre ótimos motivadores para adquirir conhecimento em um lugar diferente. A pessoa se sente muito mais confortável em investir onde o retorno não será apenas o passeio, mas a vivência internacional e a prática do idioma”, avaliou o especialista Marcelo Melo, diretor da IE. Segundo a análise, a moeda, o câmbio, custo de vida e as oportunidades que o país proporciona aos visitantes são os motivadores para a escolha do destino. E, optaram por Toronto e Vancouver (Canadá), Nova Iork e San Francisco (EUA) e Londres (Inglaterra) como os lugares prediletos para cursar inglês em suas férias de 2018.

Destinos acessíveis 

O Canadá é o mais procurado pelos brasileiros por oferecer um custo benefício acessível para quem quer fazer um intercâmbio de um a três meses. Com a variação do câmbio e a sua redução, os Estados Unidos e a Inglaterra, voltaram a ser consideradas opções por uma boa parte dos brasileiros para cursos de até 2 meses.

“Londres tem atraído pessoas que estudam direito, administração e demais áreas específicas. Outro diferencial do lugar, é que os intercambistas podem conciliar o estudo com o turismo, chegando na maioria dos países da Europa em uma ou duas horas”, explicou Marcelo.  

Toronto e Vancouver (Canadá)

Toronto ainda é o primeiro lugar porque o custo benefício se torna acessível. É cosmopolita e cheia de oportunidades para estrangeiros. Vancouver, acaba sendo procurada por aqueles que desejam ficar um curto período. Tem clima agradável e mistura o ambiente da natureza com a modernidade local.  

Nova Iorque e San Francisco (Estados Unidos)

Nova Iorque sempre foi a preferida dos brasileiros porque é uma referência não só em turismo, mas de carreira. Tudo quanto é profissão gira em torno dessa megalópole. Para os que buscam se estabelecer no ramo do empreendedorismo, San Francisco é o destino certo. A cidade é o polo das principais startups do mundo. 

Londres (Inglaterra)

Londres é o berço do idioma e o melhor lugar para aprender inglês. A cidade é excelente em educação e agrega os interesses adicionais das pessoas de acordo com a área profissional. Além de ser bem localizada na Europa, possibilitando um turismo ainda maior ao intercambista. 

O diferencial da modalidade

Cursos de inglês aliado à uma área específica. Direito, administração, setor de negócios e muitos outros. As pessoas que buscam essa modalidade possuem desde o inglês básico, intermediário ou, já são fluentes, mas nunca tiveram a oportunidade financeira e temporal de estudar fora.

Intercâmbio depois dos 30 anos

Há quem pense que fazer intercâmbio é uma oportunidade ideal apenas para pessoas mais jovens. Porém, segundo levantamento da IE Intercâmbio, houve um aumento na procura por cursos voltados à faixa etária de 35 a 45 anos. O crescimento corresponde a aproximadamente 36% no comparativo entre 2016 e 2017.

De acordo com o especialista em educação internacional e carreira, Marcelo Melo, os fatores que motivam esse crescimento é referente às exigências das empresas para que o funcionário fale em inglês. Além disso, a atual situação econômica e financeira do Brasil contribui para uma experiência fora do país.

“As pessoas nessa idade entendem que investir na imersão cultural é muito importante para a vida delas. Ou, até mesmo conseguir um reconhecimento melhor na área em que atua dentro do mercado de trabalho. Os cursos escolhidos são focados na carreira”, explicou o Marcelo.

Mais dados

De acordo com a pesquisa realizada, neste ano, pelo Selo Belta (Associação brasileira que reúne as principais instituições atuantes nos segmentos de cursos, estágios e intercâmbios no exterior), 94% dos brasileiros têm interesse em fazer um intercâmbio.

E, desse total, 33,9% disseram preferir curso de idioma com trabalho temporário, seguido curso de idioma com 22%. Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda, na sequência, figuram os destinos que mais despertaram interesse nos brasileiros, segundo a pesquisa.