Débito ou crédito? Franquia apresenta diferencias ao setor

Publicado em 30/12/2017 por Luiz Marcondes

A Acqio quer tornar as famosas “maquininhas” para cartão mais acessíveis. Saiba mais

A Acqio, empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento, foi fundada em 2014, e tem escritórios em Pernambuco, Paraíba e São Paulo.

Hoje a marca atende milhares de clientes em todo o território nacional com uma rede própria de franquias. E promete ajudar esses clientes a conquistar mais vendas com soluções seguras e práticas, parcelando em até 12 vezes e receber em até 4 dias corridos.

E o franqueado, que benefícios obtém?

Confira a seguir nossa conversa com Carlos Rollo, diretor executivo da Acqio e responsável pelo marketing da marca. Ele falou sobre este e outros assuntos relevantes.

Mapa das Franquias: De onde surgiu a ideia inicial da Acqio e de onde vem sua tecnologia?

Carlos Rollo: A ideia surgiu a partir da percepção dos nossos diretores sobre o potencial de crescimento do mercado de pagamentos eletrônicos. Com a abertura promovida pelo BACEN (Banco Central do Brasil), a empresa idealizou produtos que atendessem demandas de mercado, tudo com software próprio desenvolvido por sócios que vieram do mercado de tecnologia em empresas como o Google e Microsoft e do setor de cartões oriundos da rede.

Mapa das Franquias: Se sou franqueado, qual o diferencial que irei usar para vender a maquininha? Ela não é igual ao que já existe no mercado?

Carlos Rollo: Focamos no atendimento pessoal e diferenciado oferecido aos segmentos de PME e Profissionais Liberais. Além disso, desenvolvemos produtos em resposta a demanda dos lojistas que não queriam pagar aluguel das maquininhas; que promovesse um parcelamento mais longo (atendendo ao desejo do consumidor em crise); que não sacrificasse a margem dos varejistas; que fosse simples de calcular; competitiva no custo das transações e que fosse transparente na conciliação dos recebíveis em tempo real.

Mapa das Franquias: A franqueadora ensina técnicas para abordar clientes ou dá indicações de quem procurar para vender a máquina? Ou o franqueado sai batendo de porta em porta?

Carlos Rollo: Sim, indicamos os segmentos em que temos a melhor inserção de vendas, ajustando scripts e informações que ajudem no processo de venda. Além disso, estimulamos o porta-a-porta, pois vários lojistas não tem atendimento pessoal oferecido pela concorrência.

Mapa das Franquias: Como é o acompanhamento do franqueado em seu dia a dia? É utilizado Whatsapp ou algum outro meio? Qual?

Carlos Rollo: Eles são acompanhados pelos respectivos FDAs (Franqueado Desenvolvedor de Área) que avaliam indicadores do funil de vendas (leads, prospects, visitas, credenciamentos, ativação, faturamento, etc). O Whatsapp é uma ferramenta utilizada por eles sim, porque possibilita uma comunicação rápida. É Utilizado também o e-mail.

 Mapa das Franquias: Como funciona o atendimento aos clientes que possuem a maquininha? As máquinas dos grandes bancos possuem uma grande rede de atendimento, como ficam as da Acqio?

Carlos Rollo: Nosso atendimento é personalizado e dirigido aos nossos franqueados, sendo esse o grande diferencial em relação à concorrência que normalmente usa 0800 para tal finalidade. Isso também foi detectado em pesquisas.

Mapa das Franquias: Planos para 2018: quantos franqueados e onde? Qual a estratégia para a expansão?

Carlos Rollo: Devido ao baixo investimento para se tornar franqueado e o potencial de ganho que nosso modelo oferece, temos sido procurados por vários interessados no Brasil inteiro. Com um processo bem definido de perfil empreendedor, habilidades e competências para vendas, planejamos buscar o triplicar a quantia de novos franqueados em 2018 (atualmente a rede possui 600 unidades).

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Palavras-chaves: Franquias de serviços , Expansão de franquias , Acqio Franchising