Cresce procura por profissionais da área pet

O medo do desemprego tem causado muita insegurança em profissionais de diferentes segmentos. Quem não está em busca de uma recolocação no mercado, quer ampliar o portfólio de atuação para não passar apertos. Dentre as opções de cursos profissionalizantes, os técnicos e de especialização focados no segmento pet são alternativas bem promissoras e que aumentam as chances de um retorno rápido ao mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o quarto país com maior população de animais domésticos e o terceiro com maior faturamento no setor. Só em 2015, o segmento movimentou R$ 17,9 bilhões, apresentando um crescimento de 7,4% em comparação ao ano anterior.

O aumento expressivo dos números impulsionou a procura por mão de obra qualificada. A vantagem é que, para ingressar no segmento, não é preciso ter conhecimentos iniciais na área, pois, ao realizar um curso técnico no setor, você já estará apto para entrar no mercado de trabalho. Assim, o retorno será rápido e praticamente garantido.

As opções abrangem tanto interessados em colocar a mão na massa, como banho e tosa, auxiliar veterinário, pet sitter, primeiro socorros e limpeza de tártaro, quanto os profissionais que tem preferência para a área mais administrativa. Nesse caso, os cursos são voltados para gestão de pet shop, formação de preço, técnico em vendas, entre outros.

Para quem está perdido em meio à crise, sem saber ao certo o que vale ou não fazer nesse momento tão difícil pelo qual o país está passando, outra oportunidade é investir em uma franquia do segmento. Assim, você vai unir o útil ao agradável atuando nos dois mercados que mais crescem no país.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento em 2015 alcançou a marca de R$ 139 bilhões, cerca de 8% maior do que no ano anterior. Já para 2016, a expectativa de crescimento está entre 7% e 9%.

Um cenário tão promissor aliado à demanda natural do mercado por profissionais qualificados na área, não deixa a menor dúvida de que esse é um caminho com muitas oportunidades a serem exploradas ainda. Basta que você identifique qual se adequa melhor ao seu perfil e fazer sua escolha. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!