Cresce percentual de consumidores que farão compras de Natal e Fim de Ano pela Internet

Publicado em 05/12/2016 por Imprensa

A comodidade das compras nas lojas de e-commerce é um dos principais benefícios ao consumidor, no entanto, certos cuidados devem ser tomados para não cair em fraudes

Passa de 16% para 20% o total de consumidores que realizarão suas compras de Natal e Fim de Ano via e-commerce (internet), em 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa nacional Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC.


Entre os respondentes que farão as compras pela internet, 56% sentem-se seguros em realizar compras pela internet; 32% muito seguros e apenas 8% sentem-se inseguros em realizar este tipo de transação.


Dos entrevistados, 13% consideram alta a probabilidade de fraude nas compras que farão pela internet. 56% acham que é média a probabilidade de ocorrência de fraudes e 28% acreditam que é pequena a chance de ocorrer algum problema neste sentido, optando por fazer as compras por este canal.


No Sudeste, 22% dos consumidores farão suas compras de Natal e Final de Ano pela Internet. Destes, 90% sentem-se seguros em realizar este tipo de transação e, 31% deles dizem ser de média, baixa ou nenhuma as chances de ocorrer uma fraude via internet.


Já quando a análise é feita por classe social, 43% dos respondentes das classes AB consideram alta a probabilidade de ocorrer fraude ao realizar compra pela Internet, já os respondentes das classes C e DE, acreditam que há um risco médio, com 57% e 60%, respectivamente.


Sobre a pesquisa


A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Final de Ano, da Boa Vista SCPC, teve por objetivo identificar a pretensão de compra do consumidor para o Natal de 2016 e Final de Ano, o valor pretendido para as compras dos presentes, a forma como o consumidor pretende utilizar o 13º salário, e as expectativas para 2017 quanto à economia brasileira e a situação financeira pessoal.


A Boa Vista SCPC utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet, ao longo do período de 17 a 28 de outubro de 2016.


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Palavras-chaves: Franquias, E-commerce, Pesquisas, Economia e Mercado