Cresce número de vagas temporárias para o fim de ano

 As aguardadas vagas temporárias para o fim de ano já estão aquecendo o mercado de trabalho. É o movimento observado na Randstad –  multinacional de soluções em recursos humanos – que mantém no momento mais de 3 mil vagas abertas em todo o país. Grande delas são voltadas para varejo comum e de luxo, em lojas de vestuário, cosméticos, artigos esportivos, eletrônicos, eletrodomésticos e papelarias. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram mais de 50% das oportunidades, sendo o primeiro com 35% do volume total.

Até dezembro, a perspectiva é que o número de vagas aumente, podendo ultrapassar 10% a mais da oferta do ano passado. Este cenário é reflexo de uma melhora na economia, que recebeu investimentos, o acesso da população ao FGTS inativo ao longo de 2017 e, no segundo semestre, receberá o 13º salário.

Para Alex David, key acount manager Corporativo da empresa, as vagas temporárias são ótimas oportunidades de vitrine para profissionais que estão desempregados e querem voltar ao mercado, até mesmo para quem busca o primeiro emprego, já que o temporário pode se tornar fixo. “As vagas não possuem restrições de idade e nem exigem experiência, tornando-se uma ótima oportunidade para todos, desde quem busca uma renda extra, iniciar sua trajetória profissional ou uma recolocação. Entre as exigências, o candidato precisa ser proativo, comunicativo e ter disponibilidade para trabalhar aos finais de semana”, afirma o executivo.

Uma das vantagens deste tipo de contratação, tanto para o empregador como para o contratado, é que o funcionário tem um acordo pré-estabelecido, com datas de início e fim das atividades, mas com os mesmos benefícios de um funcionário CLT, o que inclui vale refeição, vale transporte, férias e 13º proporcionais, direitos estes citados nas leis trabalhistas.

Para tornar o processo seletivo uma experiência mais acertada para candidatos e recrutadores, a Randstad dispõe de uma tecnologia que seleciona os profissionais mais apropriados para cada oportunidade. Fazendo, assim, com que os dois lados fiquem satisfeitos com o resultado e aumentando as possibilidades de contratação, uma vez que 25% dos temporários são efetivados pelo cliente depois do período acordado.