Conheça franquias para investir a partir de R$ 300 mil

Veja abaixo uma seleção de redes com investimento a partir de R$ 300 mil, em setores que vão desde educação até saúde, passando por alimentação, vestuário e construção.

O mercado de franquias é muito amplo, com modelos de negócio que comportam diferentes interesses e estilos de vida dos investidores. 

CEBRAC

O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Além de conhecimentos técnicos, os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora.  É a pioneira a utilizar Realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Atualmente, o CEBRAC oferece cursos de Assistente Administrativo, Empreendedor Completo, Atendente de Farmácia, Geração Web, Informática, Inglês, Mecânica Industrial, Logística, Cuidador Completo e Melhor Idade Online.

Investimento total: a partir de R$ 350 mil (não inclui adequação do imóvel)

Taxa de propaganda: não cobra

Royalties: 10% sobre o faturamento bruto

Faturamento bruto médio mensal: R$ 170 mil a R$ 250 mil

Previsão de retorno: 21 a 23 meses

Área para instalação (m²): 250 m²

 PartMed

Rede de franquias de clínicas médicas, a PartMed oferece consultas, exames de diagnóstico, internações e cirurgias particulares, na própria rede ou em hospitais parceiros. A rede atua em um mercado que atualmente apresenta alta demanda, principalmente devido à dificuldade de conseguir atendimento no SUS e à saída em massa dos usuários dos planos de saúde. A PartMed apresenta uma solução para este público, com preços acessíveis e atendimento de qualidade.

Investimento total (R$): 366.000,00

Taxa de Propaganda: 2% a.m. sobre o faturamento bruto

Royalties: 5%  a.m. sobre o faturamento bruto

Faturamento médio mensal (R$): 406.000,00

Prazo de retorno: 19 meses

Área para instalação: 150 m²

 LifeUSA

A LifeUSA é uma escola de inglês da qual o tenista Gustavo Kuerten é sócio, com foco em conversação, voltada para jovens e adultos que querem se destacar no mercado de trabalho. Com aulas dinâmicas e interativas, os cursos da LifeUSA fazem com que o aluno se expresse mais e melhor dentro de sala de aula, a partir de situações do dia a dia, e com foco na frequência de palavras que estão associadas à suas necessidades profissionais e pessoais.

Investimento total (R$): 300.000,00 

Taxa de Propaganda: não cobra

Royalties (sobre o faturamento bruto): 4 %, cobrança a partir da 250ª matrícula

Faturamento médio mensal (R$):  77.110,00

Prazo de retorno: em média 21 meses

Área para instalação: em média 250m² 

Alphabeto

Uma das marcas mais tradicionais do mercado de roupas infantojuvenil, a rede de franquia Alphabeto se diferencia por cuidar de todos o processo das peças comercializadas, o que inclui desde a criação de cada item das coleções até os tecidos exclusivos rede.

Investimento inicial: a partir de R$ 315 mil

Taxa de propaganda: 5%

Royalties: 5%

Faturamento médio mensal: R$ 110 mil

Prazo médio de retorno do investimento: 30 meses

Área da unidade: 50 m²

Casa do Construtor

Casa do Construtor é uma rede de franquias de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia. Com 25 anos de mercado e 248 unidades em operação, a rede faturou no ano passado R$ 200 milhões e pretende crescer esse ano em 20%.

Investimento total (R$): a partir de R$ 555.000,00

Taxa de Propaganda: 2%

Royalties: 8%

Faturamento médio mensal: R$ 90.000,00

Prazo de retorno: até 36 meses

Área para instalação: a partir de 300 m²

Patroni

A Patroni, rede de franquias especializada no segmento de alimentação, foi fundada há mais de três décadas pelo paulistano Rubens Augusto Junior. Com mais de 210 lojas, a marca é pioneira nas tradicionais pizzas artesanais de forno a lenha dentro de shopping centers e, conta também, com carnes e massas, além da linha exclusiva de parmegianas. Com perfil inovador, a Patroni aposta em parcerias co-branding para oferecer ao consumidor uma experiência de consumo exclusiva. Com quatro modelos de negócios, a rede oferece as categorias Classic, Premium, Expresso e a Casa do Don.

 Investimento total (R$): R$ 385 mil a R$ 775 mil

Taxa de Propaganda: 1% para todos os modelos de negócios

Royalties: de 5% a 6%

Faturamento médio mensal: de 130 a 185 mil reais mensais

Prazo de retorno: 18 a 36 meses

Área para instalação: de 33 m² a 300 m²