Como gerir a inadimplência de clientes para manter solidez da franquia?

A inadimplência é um risco presente em todos os tipos de negócios que não dá para eliminar completamente, mas com a gestão correta e inteligente pode ser minimizada para manter a solidez e lucratividade da sua franquia.

Um dos primeiros passos e prática utilizada largamente por todos os empresários é a realização de análise de crédito do cliente. Para isto, basta realizar as consultas aos sistemas do SPC e SERASA, mas apenas isto não garante baixas taxasa de inadimplência, especialmente nos tempos de hoje.

Além desta prática, outra forma de prevenir prejuízos é concedendo crédito aos clientes de forma escalonada, iniciando pela concessão de valores baixos e ir aumentando gradativamente como recompensa aos bons pagadores.

Como gerenciar após o início da inadimplência

As dicas anteriores são ideais para o início da relação com clientes, mas após a concessão de crédito, especialmente nos tempos atuais onde o cenário vem favorecendo os atrasos de pagamentos, é preciso investir em outras estratégias de gestão de inadimplência como:

Prioridade de meios de pagamento

Em geral, as formas de pagamento que ajudam a evitar “calotes” de clientes são através do pagamento de cartões de débito ou crédito. Mesmo com a cobrança das taxas de administração, ainda assim é vantajoso investir nestes meios de pagamento.

Análises e documentação

É importante sempre analisar o crédito ,e histórico do cliente, especialmente em compras com valores mais elevados. Para grandes encomendas, não deixe de documentar tudo através de contratos e garantindo a emissão de nota fiscal, pois em casos extremos, estes documentos permitirão o acionamento na justiça.

Negociações

Tome cuidado para não ultrapassar as regras de cobrança e negociação previstas no código de defesa do consumidor, por isto, um processo sempre deverá ser a última saída e recurso a ser empregado. Como previsto no Art. 42 do código, não submeta o cliente a nenhum tipo de constrangimento para não aumentar seu prejuízo dando margem para outros questionamentos por legais por parte dele.

Procure seguir recomendações como:

– Não demore a iniciar o processo de cobrança, indique ao cliente o atraso e se disponha a ajudá-lo
– Mostre cordialidade, educação e boa vontade durante o processo de acordo
– Ouça as justificativas pelo atraso e sempre que possível adicione estes dados à ficha do cliente
– Solicite garantias e uma contra proposta clara do cliente

Recorrendo à justiça

Com todas as medidas anteriores tomadas e ainda assim com o atraso crescente, pode ser que tenha chegado a hora de recorrer judicialmente. Neste caso, cheque cuidadosamente as questões legais antes de acionar o cliente na justiça.

Não deixe de notificá-lo sobre a ação que será tomada se ele permanecer em atraso e neste processo de notificação, dê um prazo justo para que ele consiga realizar o pagamento, por isto, tenha as etapas da política de cobrança bem definidas, com prazo, tentativas de contato e número de propostas de acordo a serem feitas antes deste processo.

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