Como estabelecer metas eficazes para sua franquia em 2015?

Fim de ano chegando e junto com ele a necessidade de reavaliar atitudes, planos, estratégias e o desempenho do seu negócio. Esta conscientização é um grande passo para a construção de uma franquia mais forte e preparada.

Para começar 2015 com o pé direito, confira as 5 dicas que separamos para que você extraia o melhor de sua franquia em 2014 e aprimore mais ainda o seu desempenho para o próximo ano.

  1. Questione seu desempenho

Conformar-se com resultados positivos, limitará seu sucesso futuro. Mesmo que seu balanço anual tenha rendido um desempenho positivo, nunca deixe de se questionar, para alcançar resultados ainda melhores.

Faça perguntas constantes como:
Como foi o meu desempenho comparado à concorrência?
Aonde quero levar minha franquia?
Como posso melhorar o treinamento da minha equipe?
Está na hora de aprimorar a oferta do meu produto / serviço?
Será que é hora de expandir o negócio?

Respondendo questões como estas ajudará na definição da ambição da empresa. É sempre importante priorizar estratégias a serem exploradas.

  1. Para cada resposta uma ação

Não perca o foco da transformação. A partir dos questionamentos iniciais você terá respostas claras e objetivas. Alie a cada uma delas uma ação correspondente para manter a continuidade do processo de evolução.

Reconhecendo o que é preciso fazer para chegar ao resultado esperado e agindo continuamente, você se motivará e conduzirá sua equipe a agir da mesma forma. Ponha a mão na massa e faça acontecer.

  1. Eleja prioridades

Com as necessidades e ações corretivas identificadas, o próximo passo será “organizar a casa”. Defina uma lista clara e objetiva, para ajudar na ordenação das ações prioritárias.

Os pontos principais devem ser classificados como projetos estruturais e serão as principais ações da sua empresa. Com estes bem definidos, crie um cronograma de ações para sua franquia.

  1. Envolva sua equipe

O sucesso de uma franquia nunca depende somente do desempenho do franqueado. É extremamente necessário envolver a equipe e contar com o apoio e participação de todos.

Será preciso alinhar responsabilidades, traçar metas individuais, compartilhar os objetivos entre as equipes e promover uma integração entre todas elas, para manter a realização harmoniosa e bem sucedida. Não deixe de acompanhar o processo e conferir a viabilidade e realização durante todo o cronograma, checando com as equipes responsáveis.

  1. Mantenha a equipe motivada e recompense esforços

Fique sempre atento à realização das etapas do projeto e assuma a responsabilidade de coordenar e motivar toda a sua equipe. Não delegue o compromisso de conhecimento e convívio com eles. Somente estando próximo será possível identificar realmente os melhores talentos e grandes pontos de melhorias necessários em sua franquia.

Também não deixe de recompensar a todos os envolvidos no sucesso. A compensação dos esforços pode ocorrer com ações simples, não precisando, necessariamente, de bônus extas.

Veja qual a melhor estratégia para sua franquia, entenda as necessidades da sua equipe e seja criativo para aliar suas possibilidades com os desejos de todos os membros.