Como conquistar o primeiro franqueado?

Para quem nasce com a veia empreendedora, investir em um negócio e se tornar bem sucedido pode ser apenas o primeiro passo. Ao construir um modelo de negócio bem sucedido, uma das próximas etapas para continuar empreendendo pode ser franquear. Investir na transmissão da sua experiência e do modelo de sucesso, para expandir o alcance da sua empresa.

Franquear é um caminho que apresenta muitos desafios, dar o primeiro passo requer coragem e muito planejamento. Quando praticado com segurança, franquear certamente renderá bons frutos tanto para o franqueador, quanto para o primeiro franqueado que aceitar este grande desafio.

Conquistar o primeiro franqueado é essencial para uma marca. O processo de captação, seleção e implantação merecem atenção especial do franqueador. Antes de dar os primeiros passos nesta modalidade de expansão, confira algumas dicas de Como conquistar o primeiro franqueado para franquear com segurança:

1-Mantenha os objetivos de sua marca claros e bem definidos 

É muito importante ter certeza de onde se pretende chegar antes de começar a franquear. Embora seja uma alternativa interessante, pode não ser a mais recomendada ao seu modelo de negócio. Estude bem o mercado, defina metas e estruture seu planejamento considerando pontos fortes, oportunidades, fraquezas e as ameaças. 

2-Defina o perfil adequado de franqueado

Especialmente na fase inicial de criação de uma rede de franquias é importantíssimo encontrar e investir em talentos que se identifiquem com o seu negócio. Para manter o desenvolvimento no ritmo esperado, é fundamental poder contar com pessoas que se tornem verdadeiros defensores da sua marca, por isto, o processo de seleção e aprovação do franqueado deve estar atento ao perfil deste profissional.

3-Invista na apresentação da sua empresa e do modelo de franquia

Formule bem a apresentação que fará sobre sua empresa e o modelo de franquia. A clareza nas informações, o domínio sobre o conteúdo, informações de mercado, o detalhamento sobre as vantagens envolvidas, dentre outras informações serão fundamentais para conquistar e motivar o seu primeiro franqueado. Prepare materiais e disponibilize formas de contato ágeis e descomplicadas.

4-Construa parceria e reforce a confiança em todas as etapas

Após conquistar e selecionar o primeiro franqueado, não deixe de reforçar os laços de confiança. Especialmente neste início, franqueador e franqueado devem permanecer unidos para driblarem quaisquer dificuldades que possam surgir. Cumprir todo o cronograma sugerido e manter-se próximo não só até o lançamento, mas ao longo da implantação da primeira franquia fará toda a diferença para o sucesso.

5-Nunca deixe de investir em capacitação e treinamentos

A construção de uma nova equipe e a estruturação de novas formas de negócio exigem sequências de testes e verificações, para isto, investir em capacitação e treinamentos não somente para o primeiro franqueado, mas para toda a equipe envolvida é uma estratégia capaz de motivar a todos, construir laços sólidos, fazer com que toda e equipe conheça bem seu negócio e vista a camisa.

6-Priorize o suporte ao seu franqueado

Por se tratar de um investimento em terreno completamente novo, o primeiro franqueado precisará de muita ajuda, deste modo, o suporte do franqueado fará toda a diferença nesta caminhada. Simplifique sempre o contato e seja acessível.

7-Acompanhe o desempenho sempre de perto

Para ter certeza sobre o desempenho da sua primeira franquia, acompanhe sempre o desempenho do negócio para aprimorar as próximas implantações, mas atenção, acompanhar o desempenho do seu primeiro franqueado não significa sufocá-lo com exigências. Dê autonomia para ele atuar, seja um excelente parceiro e sucesso! 

Clique aqui para receber mais informações:  http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter