Como ajudar seu franqueado a superar crises financeiras?

Publicado em 28/11/2014 por Rosana Fernandes | Ultima Atualização em 04/12/2014

O sucesso nos negócios é sempre o grande objetivo de todos os empreendedores, mesmo assim, nem sempre tudo sai como o esperado e então é preciso ter fôlego para superar crises e dificuldades.


Em tempos de instabilidades econômicas no país e no mundo, em que no Brasil o índice de confiança dos empresários vem diminuindo, não é recomendado ser extremamente pessimista, mas é preciso se precaver e traçar planos de emergência para evitar especialmente as dificuldades financeiras.


Até mesmo redes de franquias estão sujeitas a estas probabilidades, por conta disto, franqueadores devem manter em mente e no papel, formas atualizadas de como ajudar seus franqueados caso eles enfrentem dificuldades financeiras.  


Embora não existam soluções perfeitas que resolvam os problemas de todas as franquias, seguindo algumas recomendações básicas é possível elaborar um plano  de ação para preparar sua rede no caso de emergências financeiras. Abaixo seguem 5 recomendações-modelo para inspirar seu plano de ação. 


1 – Transmita seu Know-How integralmente


Todos que já possuem franquias e mesmo quem deseja abrir uma, quando pesquisam a respeito sabem que a transmissão do Know-How é o passo fundamental para o sucesso de uma rede. Mesmo assim, o conhecimento é inteiramente mutável, ele cresce a cada dia, por isto, a dinâmica de transmissão também deve acompanhar este movimento.


O franqueador não pode ocultar sua experiência, especialmente seus fracassos. Manter contato constante com os franqueados e conversar abertamente  sobre as tentativas de erro e acerto, assim como tratar sobre percepções atuais do mercado e perspectivas futuras relacionadas ao horizonte econômico-financeiro são um bom começo.


2- Atualize seus manuais 


Normalmente os manuais são entregues no início da operação, mas mantê-los atualizados e estimular os franqueados a acessá-los à medida em que forem complementadas informações é um dever do franqueado.


Para manter um bom relacionamento com o franqueado e não tornar esta necessidade de atualização um processo impositivo, estimule  este processo facilitando o acesso às informações. Há muitas ferramentas tecnológicas que podem ajudar na organização e disponibilização destas informações, pesquise e escolha a melhor para o seu negócio.


3- Não abandone o Contato 


Realizar visitas e monitoramentos frequentes em sua rede de franquias ainda é uma das melhores formas de compreender o andamento do seu negócio, além de ajudar na identificação de problemas, especialmente dificuldades financeiras, antes que se transformem em uma bola de neve.


Investir no contato e proximidade  constante com os franqueados é uma das principais recomendações para o sucesso. Além de manter a segurança e confiança dele na rede, fornecerá sempre informações relevantes  para superar não somente problemas financeiros, mastambém de todas as naturezas ligados ao franchising.


4- Treinamento e atualização


Preocupe-se com a atualização do conhecimento dos seus franqueados. Assegure-se de que eles se manterão dentro do perfil desejado e que mesmo as dificuldades no caminho, como as financeiras, não o tirem do foco. Investir em treinamentos, especialmente quando identificados riscos em potencial no mercado, garantirá a saúde financeira e administrativa da sua rede.  


5- Contratação de Consultoria Especializada


Quando se deparar com dificuldades aparentemente acima das suas capacidades administrativas ou de seu conhecimento,  não tema em considerar a contratação de uma consultoria especializada. Ela certamente ajudará sua franquia a superar a crise oferecendo soluções adequadas. 


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Palavras-chaves: Franquias, Franqueados, Gestão de franquias, franqueadores