Com negócio sustentável e baixo investimento, Acquazero espera fechar 20 contratos na feira da ABF

As feiras de franquias acontecem anualmente por todo o Brasil com o intuito de fomentar o mercado a partir da oferta de compra e venda de negócios. A união de diversas marcas – dos mais variados segmentos – num mesmo local facilita ao interessado um acesso mais especializado e detalhado sobre os empreendimentos.

Para quem não sabe no que investir, mas quer ter seu próprio negócio, esses encontros oferecem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as marcas que muitas vezes são de outros estados. Para aqueles que sabem o que querem, essa possibilidade também é bem vinda.

Mas independente do posicionamento, geralmente todos ganham das empresas expositoras um atendimento exclusivo e orientado diante do plano de negócio, que envolve inclusive, questões individualizadas de acordo com o interesse do franqueado.  Uma análise completa sobre o potencial do empreendimento no local de interesse do possível franqueado é um exemplo disso.

“Levamos uma equipe capacitada para sanar todas as dúvidas do visitante que passar pelo stand. Esse atendimento personalizado com certeza faz a diferença na hora de fechar negócio”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero – rede de franquias especializada em lavagem ecológica.

Atrativos de mercado

Desde 2011 o empresário se desloca pelo Brasil inteiro para participar desses eventos de empreendedorismo. O próximo ocorre agora em junho, entre os dias 27 a 30. Trata-se da ABF Expo Franchising, maior feira de franquias do país.

Com o time de suporte já preparado, Henrique lavará a Acquazero para a feira e apostará na diversidade de investimentos e no negócio de apelo sustentável para chamar atenção do público.

Atualmente são quatro tipos modalidades:

A franquia home office exige um investimento de R$10 mil. Nela, o franqueado pode conduzir os trabalhos administrativos em casa e quando solicitado, vai até o local do cliente realizar os serviços de limpeza do veículo – como um delivery mesmo.

A modalidade Standard, cujo investimento é de R$58 mil, foi desenvolvida para ser instalada em prédios comerciais e residenciais, órgãos públicos, academias, estacionamentos privados, universidades, concessionárias, locadoras de veículos e centro automotivo. A operação possibilita um espaço médio para atendimento de três veículos simultaneamente.

Já a Prime, com investimento de R$103 mil é indicada para instalação em shoppings, hipermercados, grandes condomínios, postos de gasolina e lojas de rua. A operação conta com um espaço médio de 150 a 200m².

E por fim, a franquia Satélite com investimento de R$198.600. Esse formato de franquia replica o máster-franqueado, ele é responsável pelo abastecimento das operações em produtos para prestação dos serviços das unidades, realiza consultoria in-loco nas unidades franqueadas mensalmente e fica responsável ainda pelo desenvolvimento da área.

Quanto ao sistema sustentável que é a essência da Acquazero, funciona assim: a marca é capaz de promover a lavagem de um veículo com apenas 300 ml de água. Motos, carros, caminhonetes… todos passam pela limpeza com essa quantia mínima de água que é atrelada a produtos próprios para o serviço que também são de cunho ecológico.

Politicamente correto

De acordo com o empresário Henrique Mol, trabalhar com sustentabilidade é tendência no mercado e chama muito a atenção do consumidor. Por isso, torna-se uma possibilidade lucrativa de empreendimento.

Inúmeras pesquisas evidenciam essa concepção do empresário. Uma delas, realizada em 2017 pela empresa especialista em pesquisa de mercado, a Opinion Box, abordou a percepção dos consumidores brasileiros sobre a sustentabilidade e o engajamento social nas empresas.

O estudo chegou à seguinte conclusão: as pessoas estão cada vez mais atentas à postura das empresas em relação a práticas sustentáveis e socialmente engajadas.

  • – 42% dos consumidores se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo e 49% deles se preocupam pelo menos um pouco;
  • – mais da metade das pessoas (54%) sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente;
  • – 65% dos entrevistados deixariam de comprar produtos de uma empresa que poluísse o ambiente;
  • – 66% das pessoas consultadas abandonariam uma marca se ela estivesse envolvida com trabalho escravo;
  • – 42% deixariam de comprar produtos de uma marca que estivesse sob denúncias de assédio.

Outro estudo, proveniente da parceria entre a Unilever e a consultoria estatística Europanel, mostra que um terço dos consumidores (questionados no Brasil, nos Estados Unidos, na Índia, no Reino Unido e na Turquia) compram baseados na responsabilidade socioambiental das empresas. Especificamente na “nossa terra”, 85% dos consumidores dizem se sentir melhor quando compram de marcas sustentáveis.

Expansão

Confiante, o empresário acredita que conquistará na feira pelo menos 20 novos contratos. E revela que o home office impulsionará essa conquista: “O home office por exigir pouco capital, atrai mais investidores. Ainda mais nessa época em que estamos vivendo no Brasil. Hoje quem possui uma reserva e precisa se restabelecer de alguma forma (segunda renda / emprego), busca nessa oportunidade a chance para dar um up grade na vida”, finaliza.